O padre Vitor Hugo Gehardt palestrou sobre os efeitos negativos causados pelas drogas, assim como a importância da prevenção na família. A palestra fez parte da VI Semana de Combate ao Uso de Drogas do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). Ocorreu no Centro de Evangelização da Paróquia São Sebastião Mártir, na noite de quinta-feira, 28.
Ele destacou que as toxinas causam lesões nas pessoas. Afirmou ainda que o corpo humano não foi feito para ingerí-las de forma abusiva. “O uso leva para a delinquência, criminalidade e prostituição. Quando estamos próximos de alguém com alguma síndrome por causa das drogas, ela é uma pessoa doente. ”, declarou.
Segundo ele, a enfermidade engloba quatro fatores: o hereditário, o progressivo, o transmissível, o crônico e o fatal. “Estamos cada vez mais intoxicados. A doença é fruto da intoxicação dos pais e causa danos irreversíveis. Vai até a terceira geração. é hereditária”.
Sobre a prevenção, ressaltou que começa com boa qualidade de vida dentro de casa. Inicia na mudança com a família. “é a primeira porta para a prevenção. Devem garantir que seus filhos sintam amados”.
O segundo critério para prevenir declarou que pertence à escola, pela didática que ensina o conteúdo; e por meio da pedagogia, que mostra como viver. Ainda falou sobre a questão de se impor limites.
Ao longo da semana, ele também palestrou em escolas do município. Trabalha no auxílio a dependentes químicos há 18 anos.
Na palestra, ainda compareceram o presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes, Moisés Bica de Assunção, a vice-presidente, Mara Huyer e a também integrante da entidade, Ana Cláudia do Amaral Teixeira.