O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que é importante para o país que o Senado votasse nesta quarta-feira o projeto que cria um novo índice para a correção das dívidas de estados e municípios.

Ele frisou que o indexador atual, que é o IGPDI mais 6%, torna essas dívidas impagáveis pois, de 1999 a 2010, essa foi a aplicação financeira que mais cresceu: mais de 470% , enquanto a poupança ficou em 172%.

Pelos critérios propostos, a correção será pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais taxa Selic ou 4%, a que for menor.

Paulo Paim disse que para o Rio Grande do Sul, por exemplo, a aprovação da matéria será um alívio, pois a dívida do estado, atualizada, está em R$ 55 bilhões:

– Enfim, no dia de hoje uma peleia travada durante tantos anos vai se tornar realidade. Vamos aprovar aqui, sim, de forma definitiva, esse projeto sobre a renegociação das dívidas dos estados. Para o Rio Grande do Sul significa, de imediato, como diz o governador Tarso Genro, uma economia de mais de 15 bilhões de reais – disse Paim.