Foto: Marcello Casal Jr / Agência BrasilHenrique Meirelles disse que o governo tem que controlar despesas para evitar o crescimento real dos gastos públicos
Henrique Meirelles disse que o governo tem que controlar despesas para evitar o crescimento real dos gastos públicos

‘Não podemos mais falar em crise.’ Foi o que afirmou o presidente interino Michel Temer em seu primeiro discurso, anteontem. Trata-se de uma tentativa de criar um novo ambiente no país diante da troca de governo, que tem a recuperação da economia como um dos seus principais desafios. Apesar da retórica adotada pelo novo presidente, a crise não deixou de ser realidade e segue a impactar na vida dos brasileiros. A taxa de desemprego, por exemplo, já chega a 10,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para driblar a situação, o novo governo aposta no nome de Henrique Meirelles como ministro da Fazenda. Ele disse, ontem, que a medida mais importante a ser tomada será conter o aumento das despesas públicas. Segundo Meirelles, o mais importante neste momento para o Brasil é “dizer a verdade e ser claro nas contas públicas”.

Na avaliação do economista Eloni Salvi, “as medidas que estão sendo anunciadas e a equipe econômica parecem sinalizar para um tempo positivo”. Como exemplo, ele cita a decisão de diminuir o tamanho da máquina pública por meio do corte de 11 ministérios. Para diminuir os gastos, diz ser impossível realizar isso sem mexer em áreas importantes da sociedade. “Não há como realizar cortes sem que isso prejudique ou seja considerado negativo por alguém ou algum setor.”

Salvi também ressalta que o Brasil precisa da garantia de estabilidade das decisões. “Em termos econômicos, não dá para tomar decisão quando as coisas variam a todo momento.” Para a recuperação da economia, ele defende a redução da taxa de juros, ações de combate à inflação e medidas de incentivo à produção. Nisso, diz que o principal erro dos governos petistas foi estimular a economia principalmente pelo viés do consumo.

Para o economista, Meirelles tem credibilidade no meio econômico. “Quando esteve no governo Lula, no primeiro momento, teve atitudes e ações bastante coerentes e que deram resultado.” Mas, para recuperar a economia, afirma que é preciso o envolvimento da sociedade no sentido de trabalhar mais e melhor para se obter resultados. “Se nós continuarmos a esperar só pelo governo, nós vamos continuar a ter problemas.”