Com informações de AI Unisc.
Será realizada hoje mais uma edição do projeto Palco Unisc. Desta vez, o músico mineiro Joaci Ornelas estará acompanhado pelo músico santa-cruzense Lucas Kist. O show ocorre às 20h no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul. Os ingressos podem ser adquiridos na Farmácia-Escola da Unisc ou na hora do evento, ao custo de R$ 5 (estudantes, funcionários e professores da Unisc, integrantes do programa Voltare, idosos e deficientes) e R$ 10 (público em geral).
Joaci Ornelas é cantador, violeiro, compositor e instrumentista, natural de Salinas, Vale do Jequitinhonha (MG). Reside em Belo Horizonte desde 1980 e já possui quatro CDs gravados. Na mesma cidade, estudou violão, teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes. Autodidata em viola caipira, tem como referência os mestres violeiros Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade.
Atualmente, a viola está ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja na interpretação de peças, modas, cantigas e batuques ou em suas próprias composições. Ornelas já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e outras cidades de Minas Gerais. Gravou recentemente seu segundo trabalho solo, o CD No dizer do sertão. Lançado neste ano, é resultado de dedicação à música, às pesquisas e às vivências, com participações em atividades culturais de tradição de mestres violeiros, tocadores e foliões em comunidades rurais no vale do São Francisco, em Minas Gerais.
Lucas Kist é professor de música e multi-instrumentista. Atualmente, atua como saxofonista da Santa Brass Band e violinista da Orquestra Santa Cruz Filarmonia. Também trabalha como professor e integra a Escola de Música da Unisc.