O estímulo à participação da mulher nas decisões de interesse público da sociedade foi a pauta da palestra realizada na manhã desta terça-feira, 9, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Battisti. O bate-papo envolveu as moradoras atendidas pelo centro e as vereadoras Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Cleiva Heck e Helena da Rosa, representantes femininas na Câmara de Vereadores. O encontro integrou a PROGRAMAÇÃO da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” em Venâncio Aires.

A parlamentar Ana Cláudia ressalta que o momento foi voltado à troca de experiências entre a comunidade e as vereadoras, que puderam explanar sobre o papel desempenhado na vida pública. “Foi uma oportunidade de termos um contato direto com a população para ilustrar como a política afeta a vida cotidiana do povo”, frisa. “Ao mesmo tempo, serviu para estimularmos essas mulheres a buscar ter voz ativa na sociedade”, continua a vereadora. “Hoje, 52% da população do país é constituída de mulheres, mas temos somente 9% de representatividade na Câmara Federal e 10% no Senado. é preciso estimular o público feminino a aumentar esse índice”, completa.

A PROGRAMAÇÃO da campanha mundial dos 16 Dias de Ativismo no município segue até este sábado, 13. Neste dia, ocorre a 4ª edição da Cavalgada pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que sairá pela manhã de Mato Leitão e vai culminar com almoço de integração ao meio-dia no Piquete Machry, em Linha 17 de Junho. A promoção é da Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, Coordenadoria Municipal da Mulher e Gabinete da 1ª Dama.