Em meio a risadas, músicas são cantadas e instrumentos são tocados. Os dedinhos acompanham o ritmo da música, e os pais, enchem-se de orgulho em ver a evolução e a afinidade dos filhos com os instrumentos musicais. Um grupo de crianças está se divertido ainda mais, pois participam de um grupo de canto e música, denominado Panapaná (que quer dizer grupo de borboletas) desde outubro de 2014.

Foto: Grupinho Panapaná / Divulgação Crianças reúnem-se nas quintas-feiras juntamente com suas famílias para a atividade
Crianças reúnem-se nas quintas-feiras juntamente com suas famílias para a atividade

O encontro realizado semanalmente é uma iniciativa do Clubinho Pé de Minhoca. O trabalho é realizado para as crianças e suas famílias. De acordo com a responsável pelo Clubinho Pé de Minhoca Mariana Faria Corrêa, o trabalho não tem fins lucrativos, mas tem a ideia de agregar as famílias em torno de uma atividade saudável e divertida. “Tem sido muito legal para todos e aos poucos as crianças estão aprendendo e se soltando. Quem já toca instrumentos fora dali vai agregando e o grupo tem se tornado unido e alegre”, salienta.

O regente do grupo é o professor Célio Elgert, que está há 30 anos envolvido com música. Segundo ele, é importante desenvolver trabalhos como esse com crianças, pois desenvolve inúmeros fatores, como: criatividade, concentração, raciocínio logico, rapidez na hora de pensar e também ajuda na compreensão de outras matérias. No repertório musical estão artistas apreciados pelas crianças.

A intenção, de acordo com Mariana é realizar uma apresentação das crianças no final do ano. O regente, acrescenta: “Na parte social, as crianças interagem com as outras, aprendem a trabalhar arte, o que é tudo de bom.” Os trabalhos feitos hoje refletem no futuro. “Eles vão fazer suas escolas e trabalhar com elas de uma maneira especial. Talvez um deles se torne um arquiteto mais criativo”, compara Célio.

Participação

Podem participar crianças a partir de 4 anos. Aquelas que tocam algum instrumento podem levar para compartilhar o som com os colegas, assim como os pais. Os encontros ocorrem todas as quinta-feiras, no restaurante da Sova, cedido gratuitamente pela sociedade, das 19h às 19h50min. A contribuição mensal por crianças é de R$ 25 para sócios da Sova e R$ 30 para criança não sócia. O grupo está em busca de crianças para participar. Interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected].

Conheça o Clubinho Pé de Minhoca

O Clubinho Pé de Minhoca existe há quatro anos. E tem como ideia proporcionar atividades de arte para as crianças através de oficinas, como, a do Panapaná. O grupo não tem dias fixos para as atividades, mas se reúnem uma vez ao mês ou conforme a demanda do grupo.