Neste domingo, 14 de agosto, é Dia dos Pais e a Folha do Mate aproveita a data para apresentar os quatros candidatos ao cargo de prefeito de Venâncio Aires de modo diferente, enquanto pais de família.
Na véspera da campanha eleitoral, que se inicia na terça-feira, 16, eles tiraram um tempinho para responder algumas perguntas que mostram um pouco do que eles pensam sobre paternidade, os valores que procuram passar aos filhos, além da forma como querem ser lembrados por eles pela passagem pela política.
>>> Pai de coração de Enrico, Vinícius aguarda a chegada de Bento

Candidato pelo PSDB, Vinícius Medeiros, é casado com a administradora Luciana Coppini, 38 anos, que é mãe do Enrico, de seis anos, considerado um filho de coração para o tucano. O casal também espera para os próximos dias a chegada de Bento.
De acordo com Vinícius, a Luciana e o Enrico transformaram a sua vida e a expectativa do nascimento do primeiro filho é sensacional – mágico! “Ser pai é estar abençoado com a missão de cuidar, zelar e doar-se em prol da pureza da vida. Os valores são passados diariamente e durante toda a nossa existência neste plano, pois precisamos ser humildes para estar sempre apreendendo”, define.
Diz ser fundamental passar aos filhos o sentido da igualdade, a prática do bem e uma preparação para os desafios do futuro. “é a família que acolhe, conforta e energiza todos os dias para na manhã seguinte retomar a rotina de trabalho.”
Quanto à passagem pela política, Vinícius – que é filho do ex-secretário de saúde José Eri Medeiros – diz querer ser lembrado pela herança moral, ética e de transparência deixada como legado de homem público pelo pai. “Respeitado por todos, pela coerência, pelo serviço prestado ao País, ao Estado e ao Município, abnegado e vocacionado com o tratamento do patrimônio público e que sempre prezou, em primeiro lugar, pelo coletivo e o bem comum com objetividade e simplicidade”, destaca.
>>> Jarbas procura fazer do tempo com os filhos um momento especial

O candidato do PDT, Jarbas da Rosa, e a esposa Janete, 42 anos, possuem dois filhos: Ana Clara, de nove anos, e Henrique Gabriel, de um ano e cinco meses. “Atualmente minha esposa se dedica a cuidar dos nossos filhos e da casa, dando esse importante suporte à nossa família”, conta Jarbas.
Ele diz que sua situação de candidato, bem como a profissão de médico, lhe exige bastante tempo, por isso, busca fazer do tempo com os filhos um momento especial. “Eles fazem aquilo que querem de mim (risos)”, brinca. Ainda assim, o candidato do PDT diz que é um pai muito preocupado com a educação dos filhos. “Não permito, por exemplo, falta às aulas ou alguma atitude de desrespeito com os professores ou quem quer que seja. Procuro passar a eles como valores fundamentais o respeito, a honestidade e o caráter.”
Jarbas acredita que a experiência de ser pai de família pode contribuir para a sua vida pública. “Todo o homem se torna ainda melhor depois que é pai. Um pai aprende a ouvir, conhecer os anseios e se preocupar de forma especial com o próximo. Com o meu pai, eu aprendi e procuro passar aos meus filhos que a verdade, o respeito e a transparência são essenciais para conquistarmos a confiança do próximo, seja ele seu filho ou sua comunidade.”
Sobre a passagem pela política, quer que os filhos o enxerguem como uma pessoa comprometida, honesta e humanitária na relação com as pessoas. “Quero que eles tenham orgulho de um pai que, antes de tudo, não tolera injustiças.”
>>> Giovane diz que Augusto chegou para unir ainda mais o casal

Pai de Augusto, de quatro anos, o candidato do PSB, Giovane Wickert, é casado com Cristiane há quase seis anos. Ela tem 35 anos e atua como cabeleireira de profissão. “é minha companheira de alma, minha conselheira, meu braço direito, a mãe do meu filho”, ressalta Giovane. “Augusto chegou em janeiro de 2012 para nos unir ainda mais, nos mostrar novas percepções da vida e abrir novos desejos, caminhos e anseios enquanto pessoas e principalmente enquanto família.”
Na opinião de Giovane, os pais são sempre as primeiras referências, os primeiros amigos, os maiores exemplos. “é prazeroso poder olhar para um ser ainda tão pequeno e saber que você tem parte daquela história.” Por isso, conta, gosta de aproveitar cada minuto que tem com o filho. “Seja vendo desenho no sofá, fazendo uma tarefa para a escola, tomando um chimarrão no parque ou tendo a companhia dele nas minhas agendas enquanto vice-prefeito. Sei que ele se tornará uma pessoa incrível. E juntos, eu e a Cris, buscamos passar para ele a importância da compaixão, do respeito, do diálogo e da base que é a família.”
Para Giovane, ser pai é uma oportunidade de poder contribuir com a formação de uma pessoa. “é mais ou menos como na vida pública. Enquanto representantes de uma sociedade temos a chance de mostramos nossos melhores valores, de trabalharmos duros com afinco para oportunizar o crescimento de todos.” Diz que não quer jamais desacreditar o filho da vida pública e da política. “Quero que ele seja um cidadão comprometido com o outro, porque somente assim construiremos uma sociedade melhor” afirma.
O candidato do PSB destaca que deseja que o filho tenha orgulho da sua caminhada política. “Ele é parte disso tudo e sei que teremos ainda longas conversas para recontar e reviver nossa história de construção familiar e de uma nova sociedade.”
>>> Cesar quer ser exemplo para despertar interesse dos filhos pela política

O candidato do PT, Cesar Schumacher, tem como companheira a médica Alessandra Teixeira, de 44 anos. Possui três filhos: Matheus, de 20, Fernanda, de seis, e Lucas, de três anos.
O petista se diz um pai companheiro, que busca reservar tempo para estar e brincar com os filhos. Também afirma ser um pai responsável e exigente em relação à participação em pequenas tarefas caseiras. Aos filhos, conta que busca sempre transmitir com clareza o que é certo e o que é errado.
Ao ser questionado sobre os valores que devem ser passados aos filhos, Schumacher cita a responsabilidade por seus atos, o respeito às pessoas, a busca por uma boa convivência, a honestidade, a generosidade e a solidariedade. Diz também que busca deixar claro que existem limites tanto em casa quanto na sociedade, no sentido do que podem e do que não devem fazer. Além disso, conta que trabalha para desenvolver nos filhos a capacidade de compreender o sentimento das outras pessoas.
“A família, os filhos, fortalecem sentimentos e convicções, trazem amadurecimento e são nossa retaguarda. é em casa, no ambiente familiar, que se desenvolve o que pensamos para a sociedade, através da formação e do caráter dos filhos”, menciona.
Sobre sua vida política, deseja que os filhos tenham razões para se orgulhar de ele ter participado da boa política. “Que sintam admiração por eu ter dedicado parte do tempo pelo bem comum. E que concluam que valeu a pena e tenham interesse, inclusive, de participar eles mesmos, da política”, revela.