O comércio está há 51 dias da data que mais aquece as vendas: o Natal. Todos esperam pelo 25 dezembro para presentear amigos e parentes. No entanto, para poder comprar é preciso ter créditos nos estabelecimentos. Preocupada com isso, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) realiza campanha para alcançar as 6.711 pessoas inadimplentes em Venâncio Aires com objetivo de recuperação do crédito.
O número vem da lista do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e foi divulgado pela Caciva. A campanha será realizada de 15 de novembro até 15 de dezembro. Serão verificados os clientes com maior potencial de pagamento e também enviada uma carta de recuperação convidando-o para se dirigir até a empresa para fazer uma renegociação. A proposta da campanha veio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre. Conforme a gerente administrativa da Caciva Lisete Stertz, até o momento, há 32 empresas participantes e foram emitidas 1722 cartas. Lisete observa que cada estabelecimento irá encontrar uma forma para que o cliente possa pagar a dívida. “Algumas empresas podem não cobrar multa e juros e outras darão desconto nas multas e juros. Cada uma pode fazer de maneira diferenciada.” De acordo com Lisete, muitas pessoas, não estão no sistema de devedores por má fé, mas sim por problemas pontuais que não possibilitam o pagamento dos débitos.
Lojas preparam vitrines para consumidores
Há 51 dias para o Natal os estabelecimentos comerciais de Venâncio Aires preparam as vitrines para celebrar a data e receber os consumidores junto aos estabelecimentos. Cada vez mais cedo as lojas são enfeitadas com produtos alusivos à data. Um estabelecimento que vende produtos de bazar no município as peças caracterizadas foram colocadas à mostra logo depois do Dia das Crianças. Conforme a gerente Arlete Heissler, as guirlandas, presépios, pisca-pisca, toalhas de banho, rosto, mesa, velas, xícaras e toquinhas de Papai Noel fazem parte das prateleiras para que consumidor decore a sua casa ou até a sua loja. “A maioria das pessoas solicita os produtos em outubro. Depois do dia 25 é que o movimento de intensifica.” Os pinheirinhos serão montados ainda nesta semana no local. A expectativa de crescimento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) sobre as vendas a prazo no comércio para o Natal é de 3% em comparação ao ano passado.
Mais informações na edição impressa de quarta-feira, 5