Atração internacional da 12ª edição do Fórum de Educação, Alexandre Ventura proferiu conferência, na manhã de hoje, com o tema ‘Hábitos estruturantes para melhor educação e mais saúde’. Professor da Universidade Católica de Brasília e da Universidade de Aveiro, em Portugal, ele já proferiu palestras em 12 países. 

Em sua passagem pelo evento, destacou a importância da formação humana para a ação profissional. “Se nós queremos ser melhores profissionais, precisamos ser melhores pessoas”, ressaltou.Ventura evidenciou a necessidade de “pensar fora da caixa” e questionou os professores que mantêm o mesmo modo de dar aulas há anos. “Pergunte todos os dias: o que estou a fazer contribui para que os alunos da minha escola aprendam mais e melhor?”

Falou sobre a importância da comunicação para promover a aprendizagem dos alunos e também instigou os educadores a promoverem a participação dos estudantes nas aulas. Destacou a importância de envolver as pessoas e também de se deixar envolver “para cativar e criar laços”.

Ainda criticou o excesso de conteúdo e o pouco espaço para desenvolver habilidades e competências. Disse que é preciso ter foco e entender que há coisas que são mais importantes que outras.

Também falou das dificuldades do trabalho docente, como o pouco espaço de tempo destinado para pensar e preparar as aulas e as questões complexas com as quais são confrontados.