Venâncio Aires é um município com características de pequena propriedade. Nos últimos anos, anto a Administração Municipal quanto as entidades representativas dos produtores, vêm incentivando a diversificação e a ovinocultura está entre estas alternativas.

“Num hectare onde pasta um boi, por exemplo, podem pastar dez ovelhas”, frisa Cyntia Cavalcante, sócia proprietária da Chanfro Negro. Enxergando na ovinocultura uma alternativa de diversificação, há um bom tempo, a cabanha alimentava a ideia de difundir a cultura entre os agricultores familiares do município. Para tanto, Cyntia, juntamente com seu pai Jorge, buscaram a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, escritório municipal da Emater/RS, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS). O objetivo é promover cursos de qualificação dos produtores interessados e profissionalizar a atividade.

Foto: Edemar Etges / Folha do Mate Representantes das entidades conheceram o trabalho da Cabanha Chanfro Negro
Representantes das entidades conheceram o trabalho da Cabanha Chanfro Negro

Na tarde desta quarta-feira, 29, representantes destas entidades visitaram a Chanfro Negro para definir a parceria. O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Hélio Lawall, frisou que a municipalidade pretende criar um programa de concretização da ovinocultura em Venâncio Aires e oferecer o conhecimento aos agricultores familiares interessados. “Esta atividade vem ao encontro do trabalho e dos objetivos de diversificação que a Administração Municipal vem fomentando há anos”, salientou. Acrescentou que a visita objetivava divulgar este interesse. “A viabilidade do projeto depende do interesse dos produtores.”

Foto: Edemar Etges / Folha do MateCabanha trabalha com animais Puros de Origem da raça Hampshire Down
Cabanha trabalha com animais Puros de Origem da raça Hampshire Down