Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateRogério Bastos aborda a temática da Semana Farroupilha, na palestra de número 449
Na palestra de número 549, historiador aborda o tema da Semana Farroupilha ‘República das Carretas’

Nesta quarta-feira, 20, Dia do Amigo, o município de Passo do Sobrado recebeu o jornalista, comunicador e historiador Rogério Bastos, a convite da secretaria Muncipal de Educação. Bastos abordará, em sua ‘Palestras pelo Rio Grande’, de número 549, o tema da Semana Farroupilha 2016, que trata da ‘República das Carretas’.

 A temática que norteia as atividades dos Festejos Farroupilhas, quando se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense foi apresentado no dia 22 de outubro pela Comissão dos Festejos e deliberado durante o 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado de 8 a 10 de janeiro em Bento Gonçalves, pelo presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Luis Vinicius Brum.

Dez tópicos de abordagem deverão inspirar as atividades de instituições ligadas ao tradicionalismo em todo Rio Grande do Sul, e destes Rogério Bastos apresenta em sua abordagem, durante a palestra.

 – República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos)

– Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação

– A proclamação da República – Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival

– A instalação da República Rio-grandense – Eleição do Primeiro Governo. Piratini

– Os Italianos na Revolução – republicanos e carbonários

– A imprensa – todos os jornais da República Rio-grandense

– A organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos

– A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense

 – O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades

 – Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 – Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No Rio Grande do Sul, Julio de Castilhos e Borges de Medeiros