Acompanhada dos pais e da professora Maria Regina Käfer, a patinadora Maria Luísa Konzen, compareceu na sessão da Câmara de Vereadores na segunda-feira, 24, para receber uma homenagem pelos resultados obtidos no Campeonato Brasileiro de Patinação.

Maria Luísa começou a patinar com sete anos de idade, com a professora Maria Regina Käfer, responsável pela Escola de Patinação Artística Pattins Sul, no Colégio Nossa Senhora Aparecida, hoje Bom Jesus. Em 2010 começou a competir, sempre com o incentivo dos pais, colegas e da professora.

A atleta compete sempre em quatro categorias: Livre, Figuras obrigatórias, Solo Dance e Free Dance. No primeiro ano em que competiu na região e no Estado, conquistou algumas medalhas. Agora, com 11 anos de idade, participou pela primeira vez de um brasileiro. O Torneio Nacional até 11 anos ocorreu em Santos, São Paulo, e foi nesta competição que ela se destacou. Em Solo Dance obteve a primeira colocação; em Free Dance, a segunda; figuras obrigatórias lhe rendeu a sexta colocação; e na categoria Livre ficou na décima posição. Cada categoria possuía cerca de 30 meninas competindo. O evento envolveu 330 atletas de 37 clubes de todo o Brasil.

O proponente da homenagem, vereador Eduardo Kappel (PP), fez a entrega do certificado para a patinadora e sua professora. No uso da tribuna, agradeceu Maria Luísa por elevar o nome de Venâncio Aires com o seu talento, superando atletas dos melhores clubes do país.

Kappel reforçou a importância do esporte para o desenvolvimento educacional e social, bem como para a saúde física e mental. “O esporte auxilia na preparação dos jovens, desvirtuando-os de práticas ilícitas, transformando- os em cidadãos de bem, para o futuro de nossa sociedade”, enfatizou.

“Além de técnica de patinação há 30 anos, pertenço à raça dos professores, pois para ser educador neste país é preciso amar o que se faz”, desabafou Regina Käfer. A professora falou dos desafios que enfrentam. Além da falta de lugares adequados para a prática do esporte, os equipamentos tem um alto custo. Porém, o principal obstáculo é a falta de incentivo financeiro. Com relação ao local para os treinamentos, disse que sempre contou com o apoio da prefeitura municipal, que disponibiliza o Ginásio Poliesportivo. “Se não fossem estes treinamentos em um local adequado, nós jamais conseguiríamos atingir nossos objetivos, pois as quadras nas quais competimos têm a medida igual, ou maior à quadra do poliesportivo”, explicou.

Regina diz se sentir orgulhosa com a merecida homenagem recebida por Maria Luísa e destacou o importante papel da família na busca pelos objetivos. Segundo ela, que vê de perto todo o empenho e a dedicação dos atletas, o maior retorno que tem como professora é acompanhar as vitórias. “A minha maior alegria é desenvolver um grande talento, ver o sorriso contagiante de cada atleta quando conquista sua medalha, após tanto esforço”, comentou.

Regina destacou o nome de outras patinadoras venâncio- airenses, que já trouxeram títulos para o município, é o caso de Nayara Simões e Larissa Silva. Na próxima semana as patinadoras de Venâncio Aires participam da Segunda Etapa do Campeonato Gaúcho, na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo.

Fonte: Assesoria de Imprensa da Câmara de Vereadores