A terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a pavimentação de ruas em bairros da cidade, será iniciada na segunda-feira, 8. O projeto aprovado ainda em 2013 foi dividido em duas etapas. A primeira, que contempla ruas nos bairros Macedo e Brands foi iniciada ainda no ano passado. Agora, iniciam os investimentos nos bairros Morsch, União, São Francisco Xavier e Dietrich.
O projeto contempla pavimentação por asfalto e partes por bloquetes, nova rede de abastecimento de água, drenagem pluvial, sinalização viária, passeio público com acessibilidade nos dois lados da via e obras complementares. Orçada em R$ 7,67 milhões, a proposta contempla grande parte das ruas não pavimentadas dos quatro bairros.
Segundo o prefeito Airton Artus, as obras garantirão melhorias para as localidades e nova valorização. “é uma obra aguardada e que terá seguimento a partir da próxima semana. A previsão é de que todo investimento esteja concluído até o fim do próximo ano.”
O calçamento e a pavimentação das 43 quadras fazem parte da terceira etapa do PAC 2. O programa também garante as obras dos bairros Brands e Macedo que estão em andamento e possuem previsão de conclusão para o início do próximo ano.
Aliado aos projetos já anunciados, a Prefeitura trabalha na pavimentação de ruas remanescentes, dos bairros, Bom Jesus, Coronel Brito e Cidade Nova, que ficaram fora dos programas federais anteriores, e já possuem valores destinados por meio de emendas parlamentares.
“Estamos com planejamentos para projetos futuros, que não serão realizados neste governo, mas estão em andamento. Assim, o próximo prefeito poderá continuar as obras de pavimentação”, destaca.
Pavimentação comunitária
A Administração Municipal pretende lançar campanha para incentivar a participação dos moradores nos processos de pavimentação comunitária. O modelo tem garantido o calçamento de ruas nos bairros da cidade. A proposta é de dividir os custos da pavimentação entre os moradores que serão contemplados, sendo que a prefeitura realiza obras de aterramento e preparação da cancha. “é um projeto que garante os investimentos em calçamento em parceria com os moradores. Vamos fazer um divulgação a partir da próxima semana”, explica Artus.