O PCdoB ainda não definiu posição para o processo eleitoral que se aproxima, mas o partido espera integrar um grupo, cuja, sua voz, seja ouvida nos processos de decisão. A direção do partido recebeu integrantes do PT, PTB e PP na noite de quinta-feira, 4, para debater o período eleitoral e uma possível futura aliança dentro dos próximos meses. O partido faz parte do governo Airton Artus, mas ainda não definiu qual será seu posicionamento para o pleito que ocorre em outubro.
O partido espera integrar uma chapa que tenha como embasamento o diálogo, mas também que tenha um projeto de governo de aproximação com a comunidade e que garanta a continuidade dos avanços em diversas áreas no município e possa ampliar outras, ainda tímidas. “O município tem muito a melhorar”, afirma o presidente do partido, Jandir da Silva. Segundo ele, houve uma sintonia muito grande com o engajamento e com as ideias pautadas pelo grupo durante a reunião. “Nós percebemos seriedade e harmonia no diálogo que tivemos. A conversa fluiu de uma forma natural e mostra que nossas ideias se aproximam”. Silva afirma que o PCdoB, assim como as lideranças dos demais partidos, percebem que o município ainda precisa avançar em diversas áreas. Outro ponto destacado por ele é a necessidade de ampliar o diálogo. O partido considera vital participar do processo de tomada de decisões. “Hoje somos governo, mas não somos ouvidos”. Essa foi a primeira reunião que o PCdoB participou com uma das possíveis chapas que se forma para disputar a Administração de Venâncio Aires. Mas a decisão final irá acontecer somente depois de reunir os filiados e analisar com cuidado o projeto de governo do grupo. “Não queremos divisões internas, por isso, primeiro vamos ouvir os filiados, vamos fechar nossa nominata e analisaremos as propostas que o grupo vai pautar para o município”, disse. “O PDT ainda não nos chamou para nenhuma reunião, mas estaremos abertos para dialogarmos da mesma forma”. De acordo com Silva até março o partido deve definir a nominata que poderá disputar cadeiras do Legislativo. O partido, que conta com 120 filiados, também poderá definir um possível nome para disputar a majoritária.
DIáLOGOA construção de um projeto de governo baseado, principalmente, no diálogo é um dos pilares pautados pelo grupo formado principalmente pelo PT e PTB. Um dos pré-candidatos indicados pelo partido Giovane Wickert, disse que a ideia da aliança é construir uma proposta de governo baseada na gestão e no diálogo com a comunidade. “é preciso levar a Administração até as comunidades”, disse. Diante desse contexto, ele disse que viu um ‘alinhamento bem interessante com o PCdoB’. A intenção já está sendo concebida através dos encontros temáticos que fundamentarão o pré projeto de governo. A ideia é debater 14 temas com a sociedade que conta com diversas lideranças partidárias e não partidárias, além de representantes de diversas organizações do município. Os debates são fomentados desde o ano passado e, neste ano, a intenção é analisar cinco temas que ainda restam. O resultado disso será um documento, considerado o pré-projeto de governo. Nele será aprofundado com entidades de classe, representativas e, também, com as comunidades dos bairros. “Esse será nosso arremate final para consolidar o projeto de governo, construído a partir da participação da comunidade de Venâncio Aires”.
PRESENçASNa reunião, estiveram presentes membros da direção do PCdoB, além do presidente, Jandir da Silva, os membros Pedro Landim, Rui Barbosa, Silvia Schirnann, Hilário Schirnann e Marco Antonio Silva. Ele receberam o vice-prefeito, Giovane Wickert (PT), o presidente do PT, Edemir Luis Freda, o vereador José Cândido Faleiro Neto (PT), o vereador José Arnildo Camara (PTB) – que também representou o presidente do partido Celso Krämer -, o presidente do PP, José Valdir Kist e Ailton Melo.
“Não significa que estar no governo hoje, possa ser uma regra para permanecer nele no futuro. Nos sentimos confortáveis para ouvir outras propostas”Jandir SilvaPresidente do PCdoB
Pesquisas irão delinear pré-candidatosA definição da dupla que irá disputar a majoritária através da aliança que está em formação será indicada através de pesquisas estatísticas. Os nomes que mais se destacarem serão definidos. Wickert explica que até agora o partido apontou seu nome para pré-candidato à majoritária com base em pesquisas que apontam preferência e popularidade. A intenção é adotar a mesma metodologia para a aliança definir a dupla que vai disputar o cargo de prefeito e vice nas eleições de outubro. “Não queremos impor nada, queremos construir nomes com base na preferência do eleitor”. Até agora o grupo possui apenas dois pré-candidatos para disputar a majoritária. Um dos nomes apresentados até agora pelo PT é do vice-prefeito, Giovane Wickert. O PTB através da indicação do vereador Celso Krämer e os partidos aguardam que o PP aponte um nome para majoritária. Os demais partidos que ingressarem na aliança também estarão abertos para apresentar nomes. A aliança espera definir e apresentar os nomes que irão representá-los no processo eleitoral em meados de junho.