O casamento entre PDT e PMDB, anunciado para as eleições de outubro, pode ter fim antes mesmo das convenções partidárias, agendadas para o início de agosto. é que os trabalhistas estariam cogitando afastar o presidente da Câmara de Vereadores, José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB), da chapa encabeçada por Jarbas da Rosa. Embora ninguém confirme a informação, o motivo seria uma suposta rejeição do eleitorado a Zecão, algo que teria se intensificado após a divulgação de uma lista de devedores da União que traz a extinta empresa do peemedebista entre as que mais devem à Fazenda Nacional.

Foto: DivulgaçãoSuposta rejeição a Zecão pode levar ao desmanche da parceria com o PDT de Jarbas da Rosa
Suposta rejeição a Zecão pode levar ao desmanche da parceria com o PDT de Jarbas da Rosa

Conforme a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, a JM Manutenção Industrial (que atende pelo nome fantasia de José Ademar Melchior Ltda) está inscrita em dívida ativa por conta de mais de R$ 13 milhões referentes a Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e débitos fiscais não quitados. Existiria a preocupação em relação a eventual não homologação da candidatura de Zecão em virtude de dívidas previdenciárias. Conforme apurou a Folha do Mate, o pré-candidato a vice-prefeito tenta se desvencilhar de processo nesse sentido que já estaria tramitando em Brasília, em última instância, portanto.

O presidente do PDT, Airton Artus, afirmou na tarde de ontem que prefere não se pronunciar ainda sobre o assunto. Jarbas da Rosa, que trabalha sua pré-candidatura à majoritária, sempre com Zecão Melchior a seu lado, foi na mesma linha: “Nada a declarar”. Fontes do PDT, no entanto, garantem que representantes da cúpula do partido, inclusive, já teriam conversado com Zecão com a finalidade de demovê-lo da ideia de concorrer a vice e manter a parceria entre as legendas. Assim, o PMDB continuaria com a possibilidade de indicar um nome na chapa, entretanto a alternativa teria desagradado a Zecão.

HIPóTESESEm caso de confirmação do afastamento do peemedebista da chapa à majoritária, já circulam pelos bastidores da política alguma hipóteses de reformulação. Izaura Landim, ex-presidente da Câmara, é um dos nomes mais cotados para a composição com Jarbas, isso se Zecão aceitar a mudança, algo improvável. Ontem, a ex-vereadora argumentou que não sabe “absolutamente nada a respeito disso” e que está se afastando de suas funções como enfermeira com a finalidade de concorrer a uma vaga no Legislativo Municipal. “Sempre estive e continuo à disposição do partido, mas nada foi tratado em relação ao assunto. Via de regra, quando há situação assim, é o presidente que convoca para uma discussão”, analisou.

Confira a matéria completa na edição desta quinta-feira ou na versão online