Só uma reviravolta improvável no atual cenário político de Venâncio pode colocar PDT e PMDB em lados opostos na eleição municipal de outubro. Nos bastidores, a aliança entre os dois partidos é dada como certa, embora o presidente peemedebista, José Ademar Melchior, o Zecão, mantenha a cautela e o discurso de que a sigla ainda não foi procurada oficialmente pelos trabalhistas, que vão buscar o terceiro mandato consecutivo à frente da Prefeitura com o médico comunitário e vereador Jarbas da Rosa.
Ainda existem “pequenos focos de resistência”, admite uma fonte ligada ao PMDB, em relação à coligação, no entanto a aposta é de que as arestas serão aparadas para que o partido acerte a parceria e indique o candidato a vice na chapa. Quando isso acontecer, uma outra definição ficará pendente: Zecão ou Helena da Rosa, quem será a indicação do partido? O atual presidente não esconde a sua vontade pessoal de ser protagonista no próximo pleito, já Helena mantém vigilância ao assunto, sem descartar a hipótese.
Fontes ligadas ao PDT confirmam que a mesma pesquisa interna que mostrou Jarbas em vantagem em relação a Telmo Kist – que disputava vaga de pré-candidato do partido e deixou a presidência da sigla esta semana, alegando problemas de saúde na família e excesso de compromissos profissionais -, aponta que o ‘casamento’ de Jarbas tanto com Zecão quanto com Helena seria interessante do ponto de vista do potencial eleitoral. Justamente por isso, a tática adotada pelo PDT será de deixar o PMDB resolver suas divergências internas antes de anunciar a aliança, o que não deve demorar muito para ocorrer.
CANDIDATURAS – A conjuntura política atual já ‘desenha’ três candidaturas à Prefeitura. Giovane Wickert (PT), com Celso Krämer (PTB) de vice, está praticamente consolidada. Jarbas da Rosa (PDT), com Zecão ou Helena, ambos do PMDB, é outra chapa bem encaminhada. E ainda há a Terceira Via, que conta com a participação mais assídua de PSDB, PP e PSB, sendo que os socialistas já apresentaram o nome de Adelânio Ruppentahl para a corrida eleitoral. PMDB e PTB também frequentam reuniões da Terceira Via, mas devem mesmo indicar vices nas chapas de PDT e PT, respectivamente. Os demais partidos devem atuar como apoiadores.