Foto: Divulgação / Folha do MatePré-candidatos do PDT à majoritária registraram a chapa no Cartório Eleitoral nesta sexta-feira
Pré-candidatos do PDT à majoritária registraram a chapa no Cartório Eleitoral nesta sexta-feira

O PDT registrou no Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, nesta sexta-feira, 12, a chapa que buscará a Prefeitura em 2016. Jarbas da Rosa e Isabel Oestreich, respectivamente pré-candidatos a prefeito e vice pelo partido, entregaram a documentação que, além dos nomes à majoritária, aponta quem serão os postulantes à Câmara Municipal.

Chama atenção o fato de o nome do ex-vereador Gerson Ruppenthal (PDT), recentemente afastado do Legislativo, constar na listagem. Ele cumpre pena de prestação de serviços comunitários em virtude de condenação judicial e está com os direitos políticos suprimidos, mas o advogado da coligação, Fernando Heissler, afirma que há recurso no Tribunal de Justiça pedindo a substituição do serviço comunitário por pena pecuniária (pagamento em dinheiro). “Se houver provimento do recurso, ele retomará os direitos”, esclarece.

Heissler também comentou a respeito do aparecimento, na lista, do nome de Paulo Valdomiro de Souza, do PROS, partido que realizou convenção, decidiu apoiar a pré-candidatura de Giovane Wickert, mas sofreu intervenção da Executiva Estadual, que destituiu a presidência e tenta na Justiça tornar nula a convenção. “Estamos aguardando um retorno da esfera estadual do PROS. Nossa intenção é manter a coligação, mas caso a Justiça impeça isso, substituiremos o nome do postulante ao cargo”, argumentou o advogado.

CANDIDATOS A VEREADOR

PDT: Gerson Ruppenthal, Tiago Maciel Quintana, João Roberto Schroeder Stahl, Nery Luiz da Silveira, João Carlos Schimuneck, Sidnei Luis Ferreira, Adriel Marcos Kupp, Ildemar Kleinpaul, Diego Mickail Wolschick, Rogério Janisch, Samuel Elias Klein, Ronald José Artus, Juarez Francisco Fontoura, Cássio André Wiellenz, Volnei Luciano de Sá, Bronilda de Camargo de Mello, Cleiva Fátima Giovanaz Heck, Alessandra Luisa Ludwig, Luce Carmen da Rosa, Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Marciane Bergmann da Cunha.

PSC: Ciro Eduardo Fernandes.

PPS: Marco Cesar da Silva Ribeiro, Daiane Teresinha Verdun Lagasse, Dannia Lenir John e Patrícia Alexandra da Silva.

PHS: Elquidio de Melo e Senilda de Fátima da Silva.

Solidariedade: Marcos Joel Duarte da Silveira.

Importante: O nome de Paulo Valdomiro de Souza, do PROS, consta na relação da coligação para buscar uma vaga na Câmara de Vereadores. Decisão judicial, contudo, entende que o PROS pertence à base de apoio de Giovane Wickert (veja matéria na página 18).

 

Plano de governo dividido em seis áreas prioritárias

Foto: Divulgação / Folha do MatePré-candidatos do PDT ouviram reivindicações das comunidades do interior e as contemplaram no plano de governo
Pré-candidatos do PDT ouviram reivindicações das comunidades do interior e as contemplaram no plano de governo

Registrado no Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, o plano de governo da coligação “Venâncio no Rumo Certo”, liderada pelos partidos PDT, PPS, PHS e Solidariedade, guiará as ações dos pré-candidatos Jarbas da Rosa e Isabel Oestreich. O planejamento é dividido em seis áreas prioritárias: saúde; educação; desenvolvimento rural e econômico; infraestrutura urbana e rural; segurança pública e desenvolvimento social; e descentralização dos serviços públicos (subprefeituras e desburocratização ao cidadão).

Durante a elaboração do plano de governo, a dupla do PDT destacou particularmente as ações para alavancar o desenvolvimento do interior, seguindo as políticas de diversificação econômica do atual governo e inovando na criação de subprefeituras e no fortalecimento das associações de produtores. De acordo com Jarbas da Rosa, as subprefeituras serão capazes de disponibilizar serviços públicos diretamente nas sedes dos distritos, levando ainda, de forma itinerante, os gabinetes do prefeito e vice-prefeito até as comunidades.

Nesta área, a proposta é equipar, qualificar e capacitar a Secretaria de Agricultura a fim de melhorar os serviços prestados na área de assistência técnica, com prioridade às áreas da veterinária e agronomia, serviços de horas-máquina e troca-troca de sementes. O pré-candidato a prefeito ressalta que pretende ampliar a terceirização de serviços de horas-máquinas e recuperação de estradas do interior. Além disso, acredita na política de pavimentações para o interior e conta com a experiência da equipe nesta área para continuar conquistando projetos de asfaltamento.

ASSOCIAçõES – Com mais de 40 propostas na área de desenvolvimento rural, o fortalecimento das associações de produtores também recebe destaque no plano de governo, bem como o apoio à agroindústria, ao associativismo e ao cooperativismo. “Quando penso em um governo, penso em ver o município unificado, interior e cidade, com o mesmo desenvolvimento e oferta de oportunidades. Uma administração voltada para o povo, que saia da Prefeitura e vá ao encontro das necessidades dos cidadãos”, defende Isabel Oestreich.