Os dez anos da Associação de Surdos de Venâncio Aires (Asva) serão celebrados com jantar e peça de teatro aberto a toda comunidade. No dia oito de novembro (sábado) o município receberá o espetáculo “Memória na Ponta dos Dedos”, encenado no Parque do Chimarrão às 19h.
A Professora Doutora, Patrícia Beatriz de Macedo Vianna que está envolvida na organização explica que os interessados podem adquirir os bilhetes no Escritório de Engenharia Macedo, com Jurandi, que fica na rua Jacob Becker, 1631.
O valor para a peça e o jantar é de R$ 50 e será revertido em prol da própria entidade local. Conforme ela, a apresentação tem período de 60 minutos e trata da cultura surda. “Cultura esta geralmente desconhecida e ignorada, tida como uma cultura patológica, uma sub-cultura ou não-cultura, até mesmo por familiares e professores”, frisa Patrícia.
Linguagem
A docente explica que por fazer doutorado na UFRGS na área de surdos e ser consultora da UNESCO, dessa forma envolvida com causas humanitárias, conta que já conhecia o trabalho do grupo Signatores de Porto Alegre.
“Para presentear a comunidade local empenhamos todos os esforços para trazer a peça, a qual já esteve em Brasília e Casa de Cultura Mário Quintana e outros Países”, destaca Patrícia, que possui o pai e a tia à frente da presidência da associação em Venâncio Aires.
Segundo a profissional, seria de suma importância a participação da população local, para haver maior contato com a Língua Brasileira dos Sinais (Libras), tendo em vista o número representativo de surdos na cidade.
Mais detalhes na edição impressa do jornal Folha do Mate deste fim de semana.