Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateLeidi desconhecia o agendamento do pedido de seguro-desemprego pela internet, mas concorda que é vantajoso
Leidi desconhecia o agendamento do pedido de seguro-desemprego pela internet, mas concorda que é vantajoso

Desde a última quarta-feira, 2, a agência da FGTAS/Sine de Venâncio Aires possibilita que os encaminhamentos do seguro-desemprego sejam agendados. Agora, para garantir atendimento, a pessoa pode marcar pela internet, através do site www.fgtas.rs.gov.br.

Até então, os encaminhamentos do seguro-desemprego eram feitos no Sine por ordem de chegada, das 9h às 15h. Conforme Lucas da Silva, agente de seguro-desemprego da agência local, agora, o período das 14h às 15h é dedicado às pessoas que fizeram a solicitação pela internet. No entanto, o atendimento às demais pessoas que não optaram pelo agendamento continua a ser efetuado normalmente durante o horário de funcionamento da agência.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MatePara Lucas,  agente de seguro-desemprego da agência local do Sine,  a opção garante que as pessoas de fato sejam atendidas
Para Lucas, agente de seguro-desemprego da agência local do Sine, a opção garante que as pessoas de fato sejam atendidas

Segundo Silva, o agendamento é mais prático e garante que as pessoas de fato sejam atendidas. “Algumas pessoas vinham de longe e, às vezes, tinham que esperar muito tempo para chegar a sua vez. Agora, com o agendamento, fica mais fácil”, analisa. O agente explica que para agendar através do site, as pessoas precisam fazer um cadastro. Além disso, recebem informações dos documentos que têm de ser levados no dia do encaminhamento.

Depois disso, a agência local do Sine recebe um e-mail e, através dele, um horário é reservado para a pessoa ser atendida. Na opinião de Silva, a nova opção é interessante, mas ainda desconhecida por muitas pessoas. “Nós ainda não sabemos de que forma os escritórios de contabilidade estão recebendo isso, mas acredito que vai ser bem interessante, porque muitas pessoas preferem a comodidade dos seus lares”, comenta.

DOIS PEDIDOSPara se ter uma ideia, desde a última quarta-feira até o fim do expediente da sexta-feira, 4, a agência local da FGTAS/Sine realizou dois encaminhamentos de seguro-desemprego feitos por meio de agendamentos pelo site. De acordo com Lucas da Silva, caso alguém tenha alguma dúvida quanto ao procedimento a ser tomado no endereço eletrônico, a agência está disponível para qualquer informação.

OPçãOPara a coordenadora da agência local, Alessandra Ludwig, esta opção é rápida e irá facilitar a vida de muitas pessoas moradoras de localidades distantes do centro de Venâncio Aires. Segundo a coordenadora, na tarde de sexta-feira, a agência realizou o segundo encaminhamento do seguro agendado pela internet, e o motivo por optar pelo novo modelo foi justamente a distância e a dificuldade de acesso. “às vezes, as pessoas vinham aqui, não traziam a documentação correta e nós pedíamos para que voltasse depois. Agora, quando agendam, elas já vêm com os documentos certos”, comenta.

Além disso, Alessandra ressalta que, em alguns momentos, o sistema falhava e, devido a isso, não era possível fazer o encaminhamento do seguro-desemprego logo, o que fazia a pessoa ter que esperar ou ir até a agência em um outro dia. “A pessoa perdia a viagem com isso”, acrescenta. Ela destaca ainda que a agência do Sine de Santa Cruz do Sul apenas terá acesso à nova opção a partir do próximo mês.

ORGANIZAçãO

Leidi Espinhola, de 21 anos, esteve na tarde de sexta-feira na agência do Sine de Venâncio Aires para encaminhar o seguro-desemprego. Até então, ela desconhecia o modelo de agendamento, mas ressalta que é positivo para a população. Na opinião dela, é uma forma mais organizada de se trabalhar, além de garantir que de fato a pessoa seja atendida. “é uma facilidade, além de ser algo muito cômodo”, argumenta.

 VALORES

Conforme Lucas da Silva, agente de seguro-desemprego da agência local do Sine, o valor mínimo do seguro-desemprego é de R$ 880 e, o máximo oferecido, é de R$ 1.542. Se a pessoa vai pegar o seguro pela primeira vez, precisa ter 12 meses trabalhados. Já na segunda vez, nove meses, e a partir da terceira vez que recebe o seguro-desemprego, a pessoa precisa ter trabalhado seis meses.

De seis a 11 meses de trabalho, a pessoa tem direito a três parcelas do seguro-desemprego. De 12 a 23 meses de trabalho, recebe quatro parcelas e, acima de 23 meses, tem direito a cinco parcelas do seguro-desemprego. O valor varia conforme o salário recebido até então. Além disso, o agente ressalta que existe uma regra que é importante de ser levada em conta. A pessoa, para encaminhar o seguro-desemprego, necessita ter um intervalo de 16 meses de uma demissão para outra.