Foto: Edemar Etges / Folha do MateHomenagem ocorreu na noite desta terça-feira
Homenagem ocorreu na noite desta terça-feira

Emoção e tradição. Estas foram as palavras que marcaram a solenidade que homenageou o diretor executivo da Escola do Chimarrão, Pedro José Schwengber, com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção do Parlamento gaúcho. A distinção foi entregue no começo da noite desta terça-feira, no Vestíbulo Nobre Erico Verissimo, da Assembleia Legislativa.

Numa solenidade rodeada de amigos, colegas de trabalho, autoridades políticas. empresariais e muito chimarrão,o cerimonial destacou o currículo do homenageado e sua importância para a cultura, turismo e economia do Rio Grande do Sul. Proponente da homenagem, deputado Gilmar Sossella (PDT) destacou a força da Escola do Chimarrão em propagar o hábito do chimarrão em todos os cantos do país e por atrair admiradores de todo o mundo. Disse que o reconhecimento da escola se deve as pessoas que estão à frente deste grande projeto. “Esse reconhecimento é para o Rio Grande te agradecer pelos teus ensinamentos, por você propagar uma cultura tão bonita, que integra e é símbolo da amizade”, salientou.

Homem de discurso fácil, Pedrão teve que conter a emoção ao falar da importância da homenagem. Em um discurso carregado de agradecimentos, Pedrão destacou a presença dos amigos e dirigiu a eles sua gratidão pela honraria. No discurso, lembrou de momentos de dificuldades até se reerguer profissionalmente e disse que sua ‘aposta no chimarrão’ foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida. “Peço a Deus que continue mostrando o caminho a ser seguido e, quando eu for embora deste mundo, espero ter ajudado a fazer esse mundo melhor.”

Com direito a declamação de poesia, o discurso da presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti (PP), destacou a personalidade do ‘gaúcho do chimarrão’. “Estamos falando Do gaúcho que divulga, ensina e propaga o hábito dos gaúchos para todos os rincões. Através dele, a Escola do Chimarrão preserva a cultura do Estado, valoriza o turismo e a nossa economia que também é beneficiada com o apoio à cadeia da erva-mate”, frisou.

EMBAIXADOR DA FENACHIM

Durante a solenidade, Pedrão foi surpreendido com a nomeação como Embaixador da Fenachim 30 anos. Ele será o representante da sede de Venâncio Aires e, ao lado dos representantes de cada distrito, terá a missão de divulgar a festa. Durante a solenidade, ele recebeu das mãos das soberanas, a cuia personalizada da Fenachim 30 Anos que representa o título de embaixador da festa.

O governador do Estado José Ivo Sartori não pode comparecer na solenidade, mas antes da solenidade, recebeu na porta do Palácio Piratini a comitiva local, liderada por Pedrão. Em entrevista, Sartori destacou que Pedrão é um verdadeiro professor do Rio Grande. “O ensinamento dele já se multiplicou para todo o Rio Grande e fora dele. Ele é um ícone da nossa cultura.”

Questionado, Sartori confirmou que estará em Venâncio Aires para participar da Fenachim. O convite oficial será entregue pela comitiva da festa, no dia 13 de abril, segundo o presidente Luiz Paulo Assmann.

[GALERIA_745]