Foto: Renê Ruppenthal / Folha do MateDistrito Industrial será nas margens da RSC-453
Distrito Industrial será nas margens da RSC-453

A implantação do Distrito Industrial foi mais uma vez tema de debates na reunião da Câmara de Vereadores de Mato Leitão. Arcênio Maldaner (PMDB) cobrou, no Período das Comunicações, uma atitude imediata do Executivo no sentido de montar a infraestrutura básica na área de quase seis hectares, localizada nas margens da RSC-453, localidade de Duque de Caxias.

Em março, o peemedebista apresentou indicação para que a Prefeitura tomasse medidas urgentes na limpeza do terreno, adquirida em 2009 no governo do ex-prefeito Carlos Alberto Bohn. “Do jeito que está é um descaso total. Esse governo não está nem um pouco preocupado com a geração de empregos e novas oportunidades para a população. Novas empresas geram retorno de impostos ao Município”, argumentou.

A informação da prefeita Carmen Goerck de que não haveria empresas interessadas em ocupar terrenos também causou dúvida. “Quando lançamos a ideia (2009) seis empresas de médio e pequeno porte mostraram interesse imediato. O Executivo desistiu do projeto, pois já se passaram dois anos e nada foi feito”, completou.

 

ANDAMENTOA prefeita Carmen Goerck informou que o projeto foi resgatado da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). “Com a nova legislação podemos licenciar áreas de até 10 hectares. Desta forma, vamos fazer o licenciamento municipal, mais barato. Entretanto a preocupação continua, pois os laudos dão conta da dificuldade de absorção do solo, o que gera altos investimentos em infraestrutura. Recursos que não temos e devemos acessar assim que tivermos o novo projeto”, disse.