O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, cumprirá agenda no Estado na próxima quarta-feira, 10. A visita envolverá uma série de encontros relativos às ações de cooperação entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho, além da participação em um seminário acadêmico.

às 10h, Mujica visitará o polo de catadores em Novo Hamburgo (Rua Guia Lopes, s/nº), acompanhado de comitiva e do governador Tarso Genro, para conhecer um dos eixos da Cadeia Binacional do PET, projeto desenvolvido pelo RS em parceria com o Uruguai e com o Estado de Minas Gerais.

às 14h, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, será realizado um ato solene de celebração das relações, junto a uma apresentação das ações de cooperação desenvolvidas entre gaúchos e uruguaios. Em seguida, será concedida entrevista coletiva no Salão Alberto Pasqualini.

Foto: Claudio Fachel / Palácio PiratiniVinda do presidente do Uruguai envolverá uma série de encontros relativos às ações de cooperação entre o Estado e o país vizinho.
Vinda do presidente do Uruguai envolverá uma série de encontros relativos às ações de cooperação entre o Estado e o país vizinho.

“A relação RS-Uruguai é um exemplo de como se pode pensar uma nova forma de integração latino-americana que vai além do livre comércio. Estamos transformando a fronteira em um espaço de desenvolvimento compartilhado, desmistificando o caráter de periferia em um movimento de aproximação da região”, avaliou o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Tarson Nuñez.

às 18h, no salão de atos da UFRGS, Mujica será painelista da 5ª edição do Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, que traz o tema “Desenvolvimento Sustentável para a Integração Regional do Cone Sul”. O evento, aberto ao público em geral, será transmitido ao vivo pelo site da universidade e terá entrada franca.

O seminário é promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), órgão criado há 23 anos, que busca contribuir para o fortalecimento da universidade pública através da integração e da aproximação com a sociedade. Atualmente, compõem a AUGM 31 instituições públicas de ensino superior da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil.