O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) abre hoje a terceira edição da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci). Assim como será a primeira vez do evento no pavilhão São Sebastião Mártir, acontece a primeira edição também do “Movendo o Social”.
A proposta integrada contará com atividades que envolvam a comunidade e motivem para as ações sociais. Os projetos são realizados pelas turmas da instituição com a coordenação do evento. Serão desenvolvidas 12 atrações.
Além disso, os visitantes poderão participar de ações de contação de histórias, brincadeiras esportivas, jogos no Wii e atividades em um Quilombo. O público poderá contribuir durante os três dias de feira, nos seguintes horários: hoje, entre 8h e 19h, na quinta, 25, das 8h às 21h e na sexta-feira, 26, até às 14h.
Com atividades diferenciadas, a Movaci propõe a movimentação cultural no município. Além de show de abertura, a PROGRAMAÇÃO conta com oficinas, show de talentos e a integração com a II Semana Acadêmica do IFSul.
Projetos
Na exposição de trabalhos, a PROGRAMAÇÃO reserva espaço para os 120 projetos selecionados. Destes, 80 são ações desenvolvidas no IFSul e em escolas de Venâncio Aires. Em seguida, o município com maior número de projetos em exposição será do IFSul de Charqueadas, com 17 trabalhos.
Outras cidades envolvidas, que tiveram ações aprovadas para participar são de Bagé, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Camaquã, Mato Leitão, Sério e Pelotas. Os trabalhos se enquadram em diferentes eixos temáticos: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Agrárias, Exatas e da Terra; Ciências Ambientais, Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Línguas e Artes; Ciências da Computação; Engenharias e projetos de extensão.
Dentro do pavilhão São Sebastião Mártir o evento foi disposto por diferentes categorias e eixos temáticos, além das estruturas para o “Movendo o Social”. Na parte superior da Movaci, à esquerda de quem irá acessar a mostra irão ficar os 120 projetos. Na parte baixa ficam o palco para os espetáculos e para ações sociais.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 24/09/2014.