A semana está sendo especial para 14 estudantes de cinco turmas de 8º e 9º ano da Escola Municipal Cidade Nova. Eles estão participando da edição 2014 da Mostratec – Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo. Até esta sexta-feira, 31, eles apresentarão a visitantes de todo o Estado as pesquisas científicas que desenvolveram em sala de aula e que foram selecionadas para aquela que é tida como a maior feira de tecnologia e ciência de toda a América Latina.

Foto: Geferson Kern / AI PrefeituraUm dos trabalhos mesclou artes e matemática, a partir da obra do artista Romero Britto
Um dos trabalhos mesclou artes e matemática, a partir da obra do artista Romero Britto

Ao todo, cinco projetos da escola obtiveram classificação para participar da Mostratec Júnior, segmento da feira voltado aos estudantes mais jovens. Todos foram orientados pela professora de matemática Eloísa Kolberg Theisen. “Os trabalhos foram todos feitos a partir de questionamentos dos alunos sobre o conteúdo do dia a dia, mesmo em outras disciplinas, como Artes e Ciências”, explica a professora. “Um dos projetos aconteceu a partir da observação de um aluno na aula de artes, quando observou que uma pirâmide desenhada pelo artista Romero Britto era igual à vista na aula de matemática”, conta Eloísa.

O início da exposição dos trabalhos na Fenac ocorreu na tarde desta terça-feira, 28, e foi acompanhado pelo secretário municipal da Educação, émerson Elói Henrique. Ele conversou com os estudantes e aproveitou para conferir trabalhos realizados por alunos do IF-Sul de Venâncio Aires e da escola estadual Cônego Albino Juchem, que também estão expostos na Mostratec. “Os trabalhos destes alunos mostram que a pesquisa científica é ponto preponderante para incentivar o conhecimento e o gosto dos estudantes pelo conteúdo do dia”, avaliou Henrique.

UMA HORTA MODERNA

Dentre os projetos dos alunos da Cidade Nova expostos na Mostratec, esteve o trabalho “Urbanizando hortas com a geometria”. Desenvolvido pelas estudantes Sthephane Wagner, Dayane Schmidt e Jéssica Almeida Maciel, o trabalho propôs o cultivo de flores, morangos e temperos numa estrutura em formato de tetraedro, idealizado a partir dos estudos dos poliedros do filósofo grego Platão. “Queríamos uma horta prática e fácil de acomodar e que garantisse alimentos frescos, o que é cada vez mais difícil de encontrar”, conta Jéssica, de 15 anos.

Para viabilizar a horta, as estudantes utilizaram a própria composteira da escola. Como estão se prestes a se formar no ensino fundamental, as garotas querem seguir estudando juntas no próximo ano – e dar continuidade ao projeto. “Nossa ideia é ajustar o tetraedro para que a água escorra menos e deixe a terra úmida por mais tempo”, conta Sthephane, 14. A jovem, que já havia sido premiada com outro trabalho em 2013, na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, dá a receita para o gosto pela pesquisa. “Aprendemos com muito mais facilidade o conteúdo quando colocamos ele em prática”, define. Sentimento que colegas e professores aprovam e compartilham.

 

Trabalhos da escola Cidade Nova expostos na Mostratec:

Urbanizando hortas com a geometria

Alunos: Sthephane Wagner, Dayane Schmidt e Jéssica Almeida Maciel

 

água engarrafada ou encanada: faça sua escolha!

Alunos: Laura de Souza, Luana da Silva e Tamiris Winkelmann

 

Educação fiscal e acesso à informação: conscientizando o futuro

Alunos: Grazielle Jantsch e Vitória Mantovani de Bittencourt

 

Observando rótulos, analisando a nossa saúde

Alunos: Bruna Hister, Eduarda Wohlschick e Milena Fagundes

 

Pirâmides: amor de Romero Britto e fascínio matemático

Alunos: Amanda Kerkhoff, Jonatas da Conceição e Marcos de Souza