Neste sábado, 2, no Parque do Imigrante, em Lajeado, se iniciou o 27º Rodeio Artístico Regional. Na organização o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Farrapa juntamente com a coordenadoria da 24ª Região Tradicionalista. Até o fim deste domingo, 3, os mais de 1.200 concorrentes, conforme dados dos organizadores, se dividem entre Danças Tradicionais e modalidades invidividuais, de conjunto e de pares.
Com incentivo da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul por meio de financiamento do Pró-Cultura e apoio da Administração Municipal de Lajeado, o evento além de distribuir cerca 165 troféus, de acordo com a coordenadora artística regional Luce Carmen Mayer, também revela os representantes da Região à Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que será realizada em Venâncio Aires, nos dias 26 e 27 de setembro.
“Valor que não dá para mensurar, por conta da lógica”, referiu-se o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, na abertura oficial, quando mencionou os R$ 15 mil para a infraestrutura no parque, destacando a importância destes investimentos como forma de valorizar as tradições gaúchas. “Nós somos o que somos porque o tradicionalismo nos trouxe até aqui”, enfatizou o chefe do executivo. Representante do Movimento Tradicionalismo Gaúcho (MTG), João Carlos de Lima, avalisou dizendo que são investimentos para o futuro, dado ao número de jovens envolvidos com o movimento tradicionalista. Patrão, anfitrião, Jair Rogério Bomm deu às boas-vindas aos concorrentes e destacou o trabalho da equipe. Representando o coordenador Dalmo Mayer, a coordenadora artística, Luce Carmen da Rosa Mayer reforçou a temática do MTG, “Para cada competição, uma confraternização”, reafirmando que as competições são apenas dentro das pistas e nos palcos. Colocou-se à disposição das 22 entidades participantes e destacou que o sucesso do evento é atribuido ao grande número de inscrições, declarando aberto o rodeio.
Os gêmeos Arthur e Breno Tramontini, do Grupo de Artes Nativa (GAN) Anita Garibaldi de Encantado, e o venâncio-airense e Piá da 24ª RT, Arthur Ferreira, representanto o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, na categoria Pré-Mirim, abriram as apresentações, individualmente..