A criação de peixe em água doce em viveiros ou tanques vem sendo desenvolvida há mais de 20 anos em Venâncio Aires. O alicerce da atividade está hoje centrado na Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva), que soma próximo a 30 associados. Estes, aos poucos, buscam cada vez mais tornar a atividade mais organizada e voltada à comercialização fixa, organizada e disponível ao comércio e consumidores em qualquer época do ano.
é consenso das entidades assistenciais como o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, secretaria municipal de Agricultura e sindicatos, além dos próprios associados, que o mercado do peixe ainda tem muito para crescer em Venâncio Aires, pois a Apiva não supre mais do que 5% da demanda. Este fato foi uma das tônicas do almoço de encerramento das atividades de 2016 da Apiva, realizado no domingo, 4, na sede da associação, localizada no Parque Municipal do Chimarrão. O presidente Itor Coutinho, resumiu as principais atividades desenvolvidas em 2016, como a realização das feiras de peixe da Semana Santa e dos sábados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR) e nos bairros, cursos de qualificação e fornecimento para de pescado para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) das escolas municipais e estaduais. O vice-presidente Lauro Kist, lembrou que até a alguns anos, a Apiva contava com um quadro bem maior de associados e que é intenção da diretoria, realizar a partir de 2017, um trabalho para resgatar estes sócios e assim, fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do município.
Cadeia produtiva
Hoje, a piscicultura envolve 420 famílias que produzem para consumo próprio e comercialização. São mais de 805 viveiros com um área superior a 414 hectares. A produção anual está estimada em 235 toneladas onde 215 são comercializadas e 110 para consumo próprio. As vendas ocorrem em feiras, para os pesque & pague, atravessadores, frigoríficos de outras regiões e processado pela agroindústria familiar localizada em Vila Arlindo, atualmente administrada por associados da Apiva.