Na manhã desta quarta-feira, 4, a pista de rodeios do Parque Municipal do Chimarrão estava recebendo os últimos ajustes para o 49ª Rodeiro Crioulo Estadual do Centro de
Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, que ocorrerá, nos dias 12, 13, 14 e 15, durante a Fenachim 30 Anos. A pista construída em 1986, durante a primeira Fenachim, foi quase 100% reformada, para esta edição.
O patrão da entidade tradicionalista e coordenador de rodeios da festa, André Kroth, salienta que o madeiramento ao redor da pista foi todo trocado no brete, saca-laço, alambrado e também as cercas de arame receberam reforço e novos materiais. Na pista propriamente dita, o pó de brita também já foi colocado. “Estamos com uma pista de laço que poderá receber a Fecars futuramente [Festa Campeira do Rio Grande do Sul]”, destaca. Segundo, Kroth, o espaço está enquadrado dentro das diretrizes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Tradicionalista de longa data, Kroth acompanhou as outras edições do rodeio durante a Fenachim e está otimista para esta edição, quanto à visitação de laçadores e ginetes, além de contemplar todas as modalidades de laço, o evento distribuirá cerca de R$ 30 mil em premiação.
Ao mesmo tempo, André Kroth faz uma observação que deverá ser levada em conta pelos participantes quanto aos cuidados com os animais. “Na frente da sede do CTG estará um posto da Inspetoria Veterinária e Veterinária do evento para receber a documentação dos cavalos e realizar a marcação”, informa. Neste local, deverão serem comprovados os exames do ‘mormo’; anemia, influenza quina e apresentada a Guia de Transporte Animal (GTA).