Nesta terça-feira, dia 27, a Univates realizou as primeiras sessões do Planetário Móvel abertas ao público. Os primeiros visitantes foram integrantes de um projeto de extensão da Instituição e uma turma de 12 estudantes do turno integral do 1º ano do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado.

Conforme a professora da turma, Nicole Maria Dente, a participação na sessão do Planetário Móvel proporcionou uma atividade diferente para as crianças. “Como ficam na escola o dia inteiro, buscamos realizar atividades diferenciadas. Inclusive, esta foi sugerida pela mãe de uma das alunas”, comentou Nicole. Ela achou a atividade interessante e considera uma boa forma de complementar os estudos em sala de aula.

As sessões do Planetário Móvel são coordenadas pelas professoras Sônia Elisa Marchi Gonzatti e Andreia Spessato de Maman. “A ideia é fazer a divulgação científica da astronomia na região, além de ser um apoio para a área do ensino de astronomia nas escolas”, ressalta a professora Andreia.

O local permite a observação do céu sob o ponto de vista de qualquer lugar do planeta Terra. Por exemplo, é possível observar o céu dos polos, do Equador ou dos hemisférios Norte e Sul. O projeto de extensão em Astronomia, responsável pela atividade, está disponibilizando uma sessão que conta a história de algumas constelações vistas pelos moradores do hemisfério Sul nesta época do ano. Na ocasião, será feita uma “viagem espacial” por meio de simulações do espaço sideral, mostrando planetas, cometas, asteroides e sondas.

A atividade gratuita é disponibilizada a todos os interessados, sendo voltada, especialmente, aos estudantes de escolas da região do Vale do Taquari. As sessões de observação, de aproximadamente 30 minutos, ocorrem nas terças-feiras, durante os turnos manhã e tarde, no auditório do Prédio 3, e são limitadas a grupos de até 25 pessoas.

Além das sessões realizadas na Univates, o projeto também permite que o Planetário Móvel seja levado até as escolas interessadas, mediante agendamento prévio. O agendamento, tanto individual quanto de grupos, pode ser feito pelo e-mail [email protected].