Na tarde da quarta-feira, 6, na Sala de Reuniões da Prefeitura, foi o lançado o Plano de gestão para as agroindústrias familiares de Venâncio Aires. O projeto será desenvolvido num trabalho de parceria entre a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae/RS).
O secretário municipal de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico Hélio Lawall, falou da importância das agroindústrias familiares dentro da economia do município. O secretário salientou ainda que o programa objetiva qualificar o trabalho que cada empreendedor rural faz na sua agroindústria.
“Vocês são os protagonistas e o objetivo deste trabalho de gestão e qualificação. Há muito tempo, temos esta intenção de implantar uma política diferente de diversificação e de produção de alimentos”, afirmou o prefeito Airton Artus, ao se dirigir aos proprietários de agroindústrias familiares presentes.
Proposta de trabalho
O gestor de Projetos dos Vales Valmor Mantelli, apresentou a proposta de trabalho do Sebrae/RS, destacando que a entidade quer ser mais um parceiro, como um conjunto de ferramentas novas para qualificar os agricultores familiares. Ele explicou que o trabalho será desenvolvido dentro da programa ´Juntos para competir`, que tem como objetivo, promover o desenvolvimento das principais cadeias produtivas.
O referido programa é desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande só Sul (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) e Sebrae. As linhas de ação do programa, segundo Mantelli, são a capacitação da direção da cooperativa/associação, e, capacitação das agroindústrias e dos horticultores.