As diretrizes para a área esportiva de Venâncio Aires, nos próximos 10 anos, dependem de aprovação do Plano Municipal de Esportes, na Câmara de Vereadores, para posterior envio ao Governo Federal. No entanto, o parecer favorável ainda não foi dado pela Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo do legislativo e o prazo dado pelo Governo para aprovação encerra na terça-feira, 30.
Depois do projeto ter sido enviado ao Legislativo Municipal ainda na semana passada, quando foi baixado para análise. A Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo, concedeu parecer desfavorável após discuti-lo pelos vereadores Helena da Rosa, Telmo Kist e Cleiva Heck em conjunto com professores de Educação Física. Conforme a parlamentar, a medida foi adotada por problemas na elaboração do texto final do documento. “Acreditamos que faltaram algumas metas, estratégias, não tinha um eixo definido, não estava muito aprofundado. Então a gente pediu para o secretário Lucas para retirar o Plano e reformulá-lo. Pois a gente precisava analisar, questionar algumas coisas que ficaram pendentes e ouvir as professoras de Educação Física, com outros depoimentos”, explicou a vereadora Helena.

Para discutir os pontos que não foram aprovados, o Conselho e o secretário municipal de cultura, Esportes e Turismo esteve reunido na noite de quinta-feira, 25. Para a ocasião, os três vereadores haviam sido convidados, no entanto, não compareceram por terem outros compromissos já firmados antes de receber o convite. “Quem constrói um Plano é o Conselho, a Secretaria de Esportes e a comunidade. O nosso papel é analisá-lo e votá-lo, então não tínhamos a obrigação de ir na reunião, poderíamos ir como convidados, até porque temos que ficar meio neutros”, explicou Helena da Rosa.
O presidente do Conselho, Everton Coutinho, lamentou o adiamento da votação do projeto. “Alguns vereadores julgaram que esse Plano não era suficiente, que faltaram informações, não nos deram muitos argumentos, ficamos meio perdidos. Não queríamos que simplesmente nos vetassem, sem nos dizer o porque disso. O Plano foi montado junto com a Secretaria de Educação e também de Esportes, existe uma lei de que o Conselho e o Fundo foi formado, onde o Conselho é o representante legal dos esportes de Venâncio. Nós trabalhamos em prol do esporte no município, por amor e boa vontade. Agora vamos procurar a Câmara.”
Agora, o projeto será alterado pela secretaria municipal de Cultura, Esporte e Turismo e volta a ser analisado na segunda-feira, 29, a tarde, na reunião da Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo. O secretário Lucas Ferreira e integrantes do Conselho devem participar da discussão. A expectativa é de que o projeto seja votado a noite, como ressalta Ferreira. “Ainda acredito que conseguiremos aprová-lo e contemplar o esporte de Venâncio Aires em todos os seus segmentos, já no ano de 2016 com o Fundo funcionando. O nosso Plano é bastante genérico justamente para que possa contemplar atividades esportivas que ainda não existem no município, e que podem vir a serem agregadas futuramente, por isso deixamos o Plano bem aberto, amplo, embaçado no de Porto Alegre, que é um plano que está em exercício desde 1995 e que tem servido de embasamento para vários municípios do RS.”