A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou o plantio de nove mudas de árvore da espécie pau-ferro no Largo do Chimarrão. As mudas de pau-ferro, cujo nome científico é Caesalpinia ferrea, irão substituir as árvores tipuanas plantadas ao longo do trecho, garantindo nível de sombra similar e evitando os danos ao passeio público que são causados pelas raízes das tipuanas. O procedimento será completado em até dois anos, tempo estimado pela Secretaria para que as mudas plantadas atinjam a altura necessária para garantir sombra, permitindo a retirada total das tipuanas.
O início do plantio, efetuado já há alguns dias, foi acompanhado pelo prefeito Airton Artus, que aprovou a medida para renovar a arborização na região central da cidade. Conforme a assessora da pasta, Gabriela Graef, as novas mudas foram plantadas em canteiros adequados, que facilitam a entrada da água e permitem o espaço necessário para o crescimento das raízes.
“Mesmo mais baixo, o pau-ferro possui uma sombra tão ‘fechada’ quanto a da tipuana, o que vai atender a um pedido que recebemos da população”
Gabriela Graef – assessora da pasta
A renovação da arborização deve se estender para mais locais da região central da cidade, justamente para atender ao pedido de moradores e comerciantes. “Os proprietários de áreas onde há tipuanas plantadas nas calçadas já estão nos pedindo esta troca, pois a espécie é muito agressiva ao passeio público”, destaca Gabriela. A substituição ao longo da via principal da cidade deve acontecer de forma gradual. “Vamos observar como as árvores se desenvolvem no Calçadão para estender a medida ao restante da rua Osvaldo Aranha”, finaliza a assessora.
O trânsito da região central da cidade também pode ser impactado com a substituição da tipuana pelo pau-ferro, já que as mudas desta foram plantadas próximas da área central de cada quadra, enquanto as tipuanas estão colocadas à beira da via de tráfego. A alteração permite o alargamento da faixa para o trânsito de veículos no Largo do Chimarrão, permitindo maior fluidez no trânsito sem prejudicar o espaço destinado aos pedestres.
O PAU-FERRO
O pau-ferro é um árvore nativa da mata atlântica. A copa é arredondada e ampla, com cerca de 6 a 12 metros de diâmetro. O porte é imponente, atingindo de 20 a 30 metros de altura. O tronco é claro, marmorizado, liso e descamante, o que lhe confere um efeito decorativo interessante. As folhas são compostas bipinadas de cor verde-escura. A floração ocorre no verão e outono. As flores são amarelas e pequenas.
O pau-ferro é muito visado para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento. Apesar do porte, não possui raízes agressivas, o que é um fator importante de eleição para arborização urbana.