Estão agendadas para hoje à noite as convenções do PMDB e do PSDB. Os partidos que vão encabeçar a chapa majoritária da oposição devem confirmar as candidaturas de Nilson Lehmen (PMDB) e Juçara Ferreira (PSDB) para prefeito e vice, respectivamente. O ato político dos peemedebistas e tucanos acontece na Câmara de Vereadores, das 18h às 21h. O PTB também realiza a convenção partidária hoje, na sede do Legislativo, a partir das 19h.

A dobradinha, anunciada pelos partidos de oposição no dia 1° de junho, aposta na juventude do vereador Nilson e na presença da mulher na política, tendo a advogada Juçara como candidata a vice. Até agora, já confirmaram apoio à dupla, além dos cabeça de chapa, o PTB, PSB e PRB.

O PMDB, além de oficializar a candidatura a prefeito, deve confirmar coligação na proporcional com o PSB. O PSDB, por sua vez, coligará com o PTB e o PRB, na proporcional.

As próximas convenções acontecem no dia 30 de junho, próximo sábado. Neste dia, PDT e PT confirmam a busca pela reeleição do prefeito Airton Artus e do vice Giovane Wickert. Além disso, PSB oficializará apoio à oposição e aliança com o PMDB na proporcional. A indefinição segue no PP e no PRP, que como ainda não decidiram se vão se unir à situação, oposição ou ficarão neutros na majoritária, também reservaram o último dia do prazo para bater o martelo.

BLOCO

A noite da última terça-feira, 26, foi reservada para seis partidos de Venâncio realizarem suas convenções partidárias e definirem, definitivamente, os rumos para as eleições de 2012. PC do B, PR, DEM, PSC e PPS confirmaram coligação na proporcional. O bloco de cinco partidos, em menos de uma semana, contava ainda com o PRB, que acabou anunciando apoio à chapa de oposição, na última sexta-feira, 22.

Mesmo assim, o grupo de cinco partidos se manteve. Além de oficializar apoio à chapa majoritária da situação, confirmaram na terça-feira a coligação que pretende unir forças das siglas pequenas e eleger de um a dois representantes na Câmara. Conforme informações repassadas pela secretária do PC do B, a sigla terá cinco candidatos: Astor Stafen, Gilberto dos Santos, Marines de Oliveira, Pedro Landin e Sandra Regina da Rosa.

Já o PSC, segundo o presidente Eurípedes Vieira, terá três candidatos a vereador: Celso Rabutske, Ismael Saner e Janete Pereira. Segundo Vieira, o bloco vai apresentar 20 candidatos, sendo 14 homens e seis mulheres. Já o presidente do PPS, Acemar Silva, disse que o número final ainda não está definido, mas que a intenção é poder colocar até 30 nomes na disputa, tendo assim, cerca de cinco candidatos por sigla. O PPS ainda não tem definido os nomes dos candidatos, pois aguarda a definição do número de candidaturas que serão possíveis. A reportagem tentou localizar os presidentes do PR, Ciro Fernandes e do Dem, João Sthal, mas não conseguiu contato.

O PRB também realizou a convenção na terça-feira. A sigla que agora é presidida por Benildo Soares, terá cinco candidatos a vereador. Os nomes, no entanto, ainda não foram divulgados pelo partido que coligará com o PTB e PSDB na proporcional.