Alguns vão chamar de ‘casamento’, outros tratarão como ‘reconciliação’. O certo, porém, é que após oito anos, PDT e PMDB estarão novamente juntos em uma chapa majoritária na eleição municipal. A confirmação da aliança, que já era dada como certa havia um bom tempo, ocorreu na quinta-feira à noite, quando uma pré-convenção peemedebista aprovou a parceria com os trabalhistas e indicou o presidente da sigla, vereador José Ademar Melchior, o Zecão, para vice na chapa que terá Jarbas da Rosa na cabeça.
O resultado da consulta do PMDB, contudo, deixou claro que a legenda está dividida. Dos 45 votos do diretório, 26 foram favoráveis à aliança e ao nome de Zecão. Nove votos foram contrários, dois anulados e outros oito convencionais não compareceram à pré-convenção, casos de Nilson Lehmen, último candidato do partido à Prefeitura, e Almedo Dettenborn, três vezes prefeito de Venâncio. De acordo com a vereadora Helena da Rosa, que já havia se manifestado a favor de candidatura própria do partido e deixou o encontro antes da contabilização final dos votos, o resultado mostra o quadro atual da sigla, que é de desunião. “Não adianta o presidente dizer que está unido, porque não está”, desabafou a vereadora.
Zecão, por sua vez, parece não estar muito incomodado com os peemedebistas descontentes. Nesta sexta-feira ele demonstrou satisfação pela definição da aliança com o PDT e antecipou que durante o final de semana já aproveitará para “caminhar junto” com Jarbas da Rosa na Fenachim. “O Celso e o Giovane já estão circulando juntos, agora nós também vamos fazer isso, mas campanha mesmo só ali na frente. Temos que estar atentos para as questões da lei”, disse Zecão, que acredita que o PT também anunciará candidatura em breve e que serão três chapas disputando a Prefeitura na eleição de outubro próximo.
CONTINUIDADE – Presidente do PDT, o prefeito Airton Artus afirmou que está muito contente com a resposta positiva do PMDB em relação à coligação na majoritária. Ele lembrou que as siglas já estiveram juntos em outras oportunidades e que apresentarão um projeto à comunidade que terá como principal objetivo, dar continuidade ao trabalho que está sendo feito pela atual Administração. “Como prefeito, vou ter foco total para o final do mandato, pois temos convicção de que estamos no caminho certo. Agora, como político e presidente do partido, certamente vou continuar caminhando com o meu candidato, que é o Jarbas. Fico feliz com a chegada do Zecão e vamos trabalhar na busca da união de todos”, argumentou Artus.
Para o vereador Jarbas da Rosa, a parceria e o diálogo mantidos com vários partidos reforça a importância do projeto do PDT. “Estamos felizes com o apoio do PMDB e dos demais partidos ao nosso projeto. Continuamos o nosso trabalho conjunto para a elaboração de um plano de governo que contemple toda a população. O PMDB é um partido importante na história de Venâncio Aires, já esteve à frente de várias administrações e tem em seu quadro políticos experientes e dedicados ao desenvolvimento do município”, afirmou.