O presidente do PMDB de Venâncio Aires, vereador José Ademar Melchior, o Zecão, foi bem direto ontem ao comentar o que está faltando para o partido confirmar a aliança com o PDT – que lançou o também vereador Jarbas da Rosa como pré-candidato à Prefeitura – com vistas à eleição de outubro. De acordo com ele, que é o virtual vice na chapa em caso de confirmação da parceria, “falta saber o recheio do bolo”.
Zecão declarou que “seria justo” o PDT oferecer cinco das 13 secretarias municipais (contabilizada aqui a Procuradoria Jurídica) ao PMDB, já que foi isso que a sigla fez ao se coligar com o PT para o pleito de 2012. “Conversei com o Jarbas sobre isso e espero que até amanhã (hoje), quando teremos reunião do partido, ele sinalize que é possível chegarmos a um consenso. Não entendo que seja uma exigência, mas uma questão de justiça. Ofereceram o vice da chapa, porém não esclareceram o que vem no pacote”, diz.
Conforme o líder peemedebista, a intenção da legenda é definir até o final do mês que rumo tomará em relação às eleições municipais. Por isso, ele quer ter em mãos, logo, uma proposta oficial sobre qual será o espaço do PMDB em um eventual governo. “Preciso levar isso aos colegas de sigla, pois não resolvo nada sozinho”, reforça Zecão, acrescentando que não quer pressionar o PDT, mas que o tempo para as decisões está cada vez mais curto. Ele garante, também, que o PMDB trabalha apenas nesta frente no momento.
TANGENTE – O pré-candidato pedetista à Prefeitura, Jarbas da Rosa, prefere despistar em relação ao assunto. Ele admite que o PMDB é um partido de extrema grandeza em Venâncio Aires e muito importante para a definição do pleito, no entanto ressalta que sete outras legendas já estão na base do governo e será numa outra oportunidade a discussão sobre número de secretarias. “Não vamos pensar em acerto de quantidade agora. Fui autorizado pelo PDT a conversar com vários partidos e estou desenvolvendo isso longe dos holofotes. Acredito que em pouco tempo teremos o posicionamento do PMDB”, diz o pré-candidato.
Presidente do PSDB teve encontro com Giovane
O presidente do PSDB local, Vinícius Medeiros, e o pré-candidato do PSB à Prefeitura de Venâncio, Giovane Wickert, tiveram encontro de mais de duas horas na última terça-feira, 12. Ambos afirmam que a reunião foi informal e serviu como um ‘primeiro contato’ entre as siglas. Há disposição para novas conversas, segundo os líderes políticos. “é importante salientar que, embora eu tenha ido só à reunião, as lideranças das siglas que já estão conosco sabiam da agenda. Tudo o que conversamos vai ser repassado aos outros partidos para avaliação assim que voltarmos a nos encontrar”, afirmou Wickert.
Sobre a possibilidade de o PSDB indicar o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo PDT – comentário que circulou pelos bastidores da política venâncio-airense no dia de ontem -, Giovane Wickert disse que “é de conhecimento de todos a afinidade que temos há algum tempo com o PTB, do vereador Celso Krämer, e também existem outros partidos que já estão inseridos no projeto que está sendo trabalhado”. No entanto, comentou também que durante o bate-papo ficou evidente que há muitos pensamentos convergentes entre PSB e PSDB e que uma parceria para a eleição não pode ser descartada.
GOVERNO – Vinícius Medeiros confirmou que terá também, ainda esta semana, um encontro com o pré-candidato do PDT à Prefeitura, Jarbas da Rosa. O contato foi intermediado pelo ex-secretário Geral de Governo, Tiago Quintana (PDT), que desincompatibilizou recentemente da função para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores em outubro.