Depois de ser anunciado como patrono, Dilan Camargo conversou com a reportagem da Folha do Mate e mostrou-se alegre com a “honraria”. Com voz tranquila, disse que espera corresponder as expectativas dos venâncio-airenses “e honrará o nome dos escritores e todos que têm dedicado sua vida à literatura”. Camargo deve estar na Feira no dia 31 de agosto e no dia 2 de setembro, mas garante que “quando for solicitado” estará presente: “Vou estar disponível para conversar com as pessoas, me encontrar com leitores, ser um anfitrião de quem ir à Feira e um guia de quem quer procurar livros. Farei o que for necessário fazer como patrono.”

Foto: Banco de Imagens / O SULDilan Camargo deve estar em Venâncio no dia 31 de agosto e 2 de setembro
Dilan Camargo deve estar em Venâncio no dia 31 de agosto e 2 de setembro

Com um grande número de obras de poesia publicadas, ele também trabalha com a literatura infanto-juvenil, já subiu no palco e trabalhou com o teatro, além disso, faz composições de letras musicais. Natural de Itaqui, passou a infância e cresceu em Uruguaiana. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nesse período frequentou diariamente a Biblioteca Pública da cidade.

De acordo com Dilan, a Feira do Livro é um dos eventos mais importantes na vida de uma cidade ou comunidade: “Porque não é apenas um evento de natureza comercial, simplesmente para vender livros, mas é um momento importante que possibilita a comunidade, crianças, jovens, adultos, a marcarem um encontro com o livro, com o mundo do livro”, afirma.

Vou estar disponível para conversar com as pessoas, me encontrar com leitores, ser um anfitrião de quem ir à Feira

Dilan Camargo, escritor

Além disso, considera a literatura um bem cultural e civilizatório, “que vem nos acompanhando há centenas de anos e que abre para cada um, um novo mundo de perspectivas e um novo mundo, que nos transmite conhecimentos extraordinários e nos faz pensar. Esse bem, objeto cultural, é uma transcendência da inteligência e imaginação humana”.

Sobre a escolha do patrono, a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araujo, explica que busca-se sempre por um artista ‘multi’ com influência em mais de uma arte, a exemplo das edições anteriores. “Dilan Camargo possui dezenas de publicações para públicos diversos, entre livros, poemas, músicas e também peças de teatro, onde também atuou como ator. Um privilégio tê-lo conosco em Venâncio Aires, sendo um nome muito presente em várias feiras do livro, incluindo a da Capital”, completa.

A Comissão Organizadora da Feira também anunciou na tarde de ontem a temática para 2017: ‘Ler para despertar’. A programação completa da Feira que ocorre de 31 de agosto a 3 de setembro deve ser anunciada nos próximos dias.