Agentes da Polícia e da Receita Federal, juntamente com profissionais da Procuradoria da Fazenda Nacional desencadeiam uma operação contra o comércio ilegal de cigarros em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. O trabalho também é desenvolvido nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.
Segundo informado pela Polícia Federal de Santa Cruz do Sul, mais de 200 policiais federais, 90 servidores da Receita Federal e quatro procuradores da Fazenda Nacional cumprem sete mandados de prisão, sete de condução coercitiva e 50 de busca, além da determinação judicial do sequestro/arresto de 59 imóveis, 47 veículos e contas bancárias, patrimônio que totaliza aproximadamente R$ 80 milhões.
Os investigados utilizavam empresas de fachada e laranjas para desviar tabaco para fábricas no Paraguai através de exportação irregular e retornava ao Brasil como cigarro industrializado contrabandeado.
Em Venâncio Aires, um dos grupos está em uma empresa do Distrito Industrial. Ninguém foi preso até o momento e os agentes buscam provas sobre o envolvimento no golpe.