Cerca de 80 policiais do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) integram o cerco aos criminosos que assaltaram a agência do Sicredi em Vale Verde na tarde desta quinta-feira, 8. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), de Porto Alegre, e da inteligência regional também participam da ação.
Conforme nota divulgada pelo CRPO/VRP, pelo menos cinco indivíduos praticaram o assalto. Eles formaram um cordão humano com aproximadamente 12 clientes e funcionários da agência e efetuaram diversos disparos. Não há informações sobre pessoas feridas durante o assalto. O valor levado não foi confirmado.
Além de dezenas de policiais, dois helicópteros, um da Polícia Civil e um da Brigada Militar, também foram usados nas buscas durante a tarde. De acordo com o delegado regional, Luciano Menezes, no fim da tarde desta quinta, o Batalhão de Operações Especiais (BOE), de Porto Alegre, chegou na localidade de Boqueirão, interior de General Câmara. “Tiramos o nosso efetivo do mato agora e entrou uma equipe com homens do BOE, altamente treinados para essa atividade. Esperamos que em breve tenhamos algum resultado positivo, no sentido da captura desses indivíduos”, explica.
Conforme o delegado regional, nenhum dos criminosos foi preso ainda. “Tem uma informação que foi divulgada no início de que um teria sido preso, mas esse custodiado seria o motorista do caminhão, que na verdade foi uma vítima dos bandidos”, esclarece.
FUGA
Conforme informações do Comando Regional, durante a fuga, os criminosos capotaram o veículo usado por eles, um Honda City prata, na localidade de Boqueirão, em General Câmara. Segundo Menezes, o automóvel ficou completamente destruído. “Os peritos estão terminando o trabalho de coleta de evidências. Inclusive, há manchas de sangue, que evidenciam que pelo menos um ou mais de um dos criminosos se machucou no capotamento”, relata.
Para continuar a fuga, depois do acidente, os assaltantes roubaram um caminhão de verdura e enquanto eram transportados nesse veículo encontraram uma viatura da Brigada Militar. Conforme Menezes, houve uma intensa troca de tiros nesse momento e eles fugiram para uma área de matagal na mesma localidade.
LEIA MAIS: Criminosos assaltam Sicredi de Vale Verde e fazem cordão humano
Ainda conforme a nota do CRPO/VRP, a coordenação da operação é feita pelo tenente-coronel Giovani Paim Moresco, comandante do 23°BPM e major Rodrigo Righes Sartori, chefe da 3ª Seção do CRPO/VRP e no local, o coordenador da Inteligência Regional, major Cristiano Cuozzo Marconatto e major Fabio Vilnei da Silva Azevedo, subcomandante do 23°BPM.
O QUE FOI LOCALIZADO PELA POLÍCIA
- Um veículo capotado
- Dois coletes balísticos
- Uma arma calibre 12
- Uma pistola
- Duas placas de veículo
- Uma touca ninja preta
- Carregador de 9mm
- Munições de 556
O QUE SE SABE SOBRE O ASSALTO
- Pelos menos cinco criminosos invadiram a agência do Sicredi em Vale Verde
- 12 pessoas foram feitas de refém e formaram um cordão humano defronte à agência
- Pelo menos dois malotes de dinheiro foram levados pelos assaltantes. Não há informações sobre o valor roubado
- Uma Lotérica que fica ao lado da agência do Sicredi também foi assaltada. Indivíduos levaram todo o dinheiro que havia no caixa do estabelecimento
- A Brigada Militar localizou um Honda City capotado. Veículo foi usado na fuga dos criminosos
- Aproximadamente 80 policias da região fazem buscas aos assaltantes
- Dois helicópteros, um da Polícia Civil e um da Brigada Militar auxiliaram nas buscas durante à tarde
- Policias do BOE, de Porto Alegre, também auxiliam nas buscas
RELEMBRE
Conforme apurado pela reportagem da Folha do Mate, essa é a quarta vez que a agência do Sicredi em Vale Verde é alvo de criminosos. Em 2015, 2016 e 2018 assaltos já haviam sido registrados no local. Além disso, também houve uma tentativa de roubo.
LEIA MAIS: Lotérica também é alvo de assaltantes em Vale Verde
*Colaboração: Claudio Froemming