Uma cartilha alertando para golpes aplicados na internet é a nova ação da Policia Civil para ajudar a barrar os crimes de estelionato que têm se propagado no ambiente virtual. O documento com 18 páginas foi lançado na manhã desta quinta-feira, 18, e está disponível para download no site da Polícia Civil e da SSP.
Quinze dos principais golpes que mais vitimam gaúchos na internet têm a sua forma de operação esmiuçada pela cartilha, que também traz dicas sobre como não cair no conto do vigário. Entre os golpes, estão os do ‘bilhete premiado’, do ‘auxílio emergencial’, da ‘clonagem do WhatsApp’, do golpe do parente e da troca de fotos íntimas.
Este golpe, por exemplo, fez e segue fazendo vítimas. Homens recebem convites no Facebook para ‘ser amigos’ de quem imaginam ser garotas jovens e atraentes. No desenrolar do golpe, o homem envia fotos nuas para o golpista e passa a ser chantageado.
A Chefe de Polícia, delegada Nadine Anfor, alerta e pede que as pessoas tomem mais cuidados. “Cuidado nunca é demais e, nesse contexto de internet, a informação é uma arma poderosa que pode prevenir o cometimento de inúmeros crimes. Agora, quando o delito se concretiza, a população precisa entender que a Polícia Civil estará ao seu lado”, observa.
O site da Secretaria de Segurança Pública é www.ssp.rs.gov.br.
* Com informações da SSP/RS.