O prefeito Giovane Wickert (PSB) confirmou à reportagem da Folha do Mate, no início da noite desta quinta-feira, 19, a exoneração dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen, e de Educação, Joice Battisti Gassen, ambos do MDB. Em contato com a secretária, ela informou que cumprirá a agenda de compromissos da função até esta sexta-feira, 20.
Mais cedo, o presidente do MDB, Paulo Mathias Ferreira, confirmou à Folha a exoneração de cargos de confiança (CCs) ligados ao partido, que atuavam junto à Prefeitura. Segundo apurado pela reportagem, são oito cargos em comissão (CCs) que também foram desligados.
Um deles é Gustavo da Rosa Dettenborn, filho da vereadora Helena da Rosa (MDB) e do ex-prefeito Almedo Dettenborn. Ele trabalhava no Gabinete do Prefeito. A informação foi confirmada pela própria parlamentar.
O GOVERNO
“A eleição foi a gota d’água, pois a vereadora Helena sabia que queríamos apoiar ela, mas preferiu não fazer contato com a Administração e inscrever uma chapa com a oposição. Além disso, na mesma sessão, ela e os outros dois vereadores do MDB, André Puthin e Izaura Landim, votaram contra um projeto do governo, que autorizaria um financiamento para compra de máquina e rolos compactadores”, justificou Wickert.
Helena da Rosa declarou que Wickert tem um discurso que não faz na prática. “Eu tinha esperança que este jovem pudesse realmente fazer o que diz, que é abolir a velha política. Mas, pelo que estamos vendo, ele está justamente contribuindo para que as velhas práticas continuem prosperando. É um sentimento pequeno, uma retaliação covarde. A Prefeitura perde dois grandes secretários, dois técnicos, além de excelentes quadros”, argumentou.
ENTENDA
Esse é um dos reflexos da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, que tinha uma das chapas inscritas encabeçada pela vereadora Helena da Rosa, do MDB. A chapa liderada por Helena é composta por vereadores da oposição. O MDB faz parte do atual governo municipal desde o começo da Administração do prefeito Giovane Wickert (PSB) e do vice Celso Krämer (PTB).
*Texto atualizado às 20h57min.
LEIA MAIS:
Sessão da Câmara termina sem eleição da Mesa Diretora e presidente convoca nova reunião
Câmara confirma para o dia 30 a eleição da nova Mesa Diretora