Emprego também é prioridade para os candidatos a prefeito de Venâncio

-

Na sequência da série temática da Folha do Mate sobre os planos dos candidatos à Prefeitura de Venâncio Aires, neste fim de semana o assunto é emprego. Depois da saúde – que segundo pesquisa encomendada pela Folha ao Instituto Methodus, foi apontada como área de atenção prioritária para o próximo prefeito, com 52% -, a geração de vagas de trabalho foi a mais lembrada pelos moradores da Capital do Chimarrão, com 17,5%.

O emprego ficou à frente de áreas como educação (15,8%), segurança (10,5%), transporte (2,5%) e limpeza pública (1,5%). Do total de 400 pessoas entrevistadas presencialmente, entre os dias 28 e 30 de setembro, 0,3% não souberam responder. Um sinal claro, para os candidatos à majoritária, que os eleitores levarão muito em conta as propostas para geração de emprego e renda na hora de decidir qual dos dois escolher.

Jarbas da Rosa (PDT)

• De acordo com o candidato a prefeito pelo PDT, Jarbas da Rosa, a coligação liderada por ele e pela candidata a vice, Izaura Landim (MDB), não foi denominada de ‘Aliança pelo Desenvolvimento’ por acaso.

• Conforme o médico, o grupo entende que a geração de emprego e renda é a mola propulsora para o crescimento sustentável de Venâncio Aires, proporcionando autonomia aos trabalhadores e arrecadação ao Município.

• A chapa defende a implementação de alguns programas para incentivar a geração de empregos: qualificação e capacitação profissional; estímulo ao empreendedorismo de jovens na cidade e no interior, revitalização do atual Distrito Industrial e efetivação do novo, em Vila Estância Nova; liberação de alvarás para novas empresas em até 24 horas, prioridade para micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais; ações conjuntas com entidades para a atração de novas empresas; reestruturação da Central do Empreendedor; e implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico.

• Jarbas e Izaura se dizem comprometidos em aumentar os recursos destinados à geração de empregos, atraindo, especialmente, indústrias de base tecnológica e, para o interior, investimentos significativos na área da proteína animal.

Giovane Wickert (PSB)

• Candidato à reeleição, Giovane Wickert (PSB) afirma que o incentivo a indústrias e empresas faz parte do atual governo, que ele lidera ao lado do vice Celso Krämer (PTB). Mesmo com a pandemia de coronavírus, Giovane destaca que Venâncio Aires figura entre as cidades brasileiras que mais geraram empregos até agosto.

• O desempenho positivo, de acordo com Giovane, está relacionado ao período de safra do tabaco, mas também às apostas de empresários que investiram na Capital do Chimarrão e ampliaram suas produções, gerando postos de trabalho em setores como vestuário, calçado, refrigeração, metalmecânico e frigoríficos.

• Para consolidar o cenário de geração de vagas formais, a intenção é desenvolver, a partir do segundo mandato, o Programa Municipal de Encaminhamento de Emprego, que permitirá ações articuladas com empresas locais, para que disponibilizem suas vagas de emprego na agência da FGTAS/Sine.

• Em relação à qualificação de mão de obra, a proposta é estimular a formação contínua de trabalhadores por meio de convênios com instituições e programas federais, além de parcerias com Sebrae, Senai e Senar. A chapa também quer aumentar as contrapartidas de incentivo para ampliação ou instalação de empreendimentos, com redução das alíquotas de ISS, retorno de ICMS e isenção temporária de IPTU e ITBI.

LEIA MAIS: 

Pesquisa mostra Jarbas com 46,4% e Giovane com 21,9% para prefeito de Venâncio



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido