O Diretório Estadual do MDB confirmou neste domingo, 27, o nome de Gabriel Souza como pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul. A reunião contou com cerca de 800 correligionários de todas as regiões do estado que marcaram presença na reunião aberta do diretório, realizada em Porto Alegre.
“Algo inacreditável está acontecendo aqui hoje. Entrei para esse partido com 15 anos de idade. Não sou filho de políticos famosos e nem tenho sobrenome de grife, eu sou Souza, como metade da população gaúcha. Todos nós que estamos aqui hoje temos história. E eu respeito a história de todos. Ninguém é mais emedebista do que o outro, somos uma grande família”, discursou o pré-candidato.
Gabriel foi escolhido como o representante do MDB para disputar o comando do Palácio Piratini por 57 votos favoráveis e dois contrários (80,2% do total). O ex-governador José Ivo Sartori também participou da reunião.
Perfil
Mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário, Gabriel Souza, 38 anos, reside em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nas eleições de 2018, recebeu 52.953 votos, para o seu segundo mandato na Assembleia gaúcha, sendo o mais votado do MDB.
Ainda no primeiro mandato, entre junho de 2016 e dezembro de 2018, foi o líder do Governo Sartori – um dos mais jovens até hoje a assumir o cargo. Em 2021, presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Com uma vida partidária ativa desde a adolescência, foi líder estudantil, presidente da juventude do MDB/RS, presidente da juventude nacional da sigla e integrante do Conselho Nacional da Juventude. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí. Atualmente é o primeiro-secretário da Executiva Nacional do MDB e membro do conselho curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).