Mutirão registra 11 casos de hepatite em Venâncio Aires

-

Enfermeira responsável pelo Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas, Solange Sehn ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 16, para falar a respeito do mutirão da rede municipal de saúde para identificação de casos de hepatite. Testes rápidos são disponibilizados e qualquer cidadão pode buscar o atendimento. Outras profissionais da área acompanharam a enfermeira na sessão do Legislativo.

Segundo ela, foram testadas cerca de seis mil pessoas em 10 dias, aproximadamente 9% do total da população de Venâncio Aires, e 11 pessoas positivaram para a doença. “Foram oito casos de hepatite C e três de hepatite B. É uma doença silenciosa, que muitas vezes as pessoas não percebem antes de virar uma cirrose ou um câncer”, afirmou.

Solange disse que os testes continuam sendo aplicados e convocou a população para que tire as dúvidas sobre a hepatite. “No teste rápido, é uma furadinha no dedo e, em 10 minutos, já temos o resultado. Temos que tomar todas as precauções para que possamos cumprir a meta de acabar com a doença até 2030”, disse. Os testes podem ser feitos em qualquer unidade básica de saúde. Em caso de confirmação, o tratamento é de cerca de três meses e a chance de cura é de 90%.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido