Pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Venâncio Aires, encomendada pela Folha do Mate e realizada pelo Instituto Methodus – entre os dias 28 e 30 de setembro, com 400 entrevistas -, traz a informação de que a segurança está entre as prioridades dos habitantes da Capital do Chimarrão. No levantamento, a segurança aparece em quarto lugar, com 10,5% das respostas, atrás de saúde (52%), emprego (17,5%) e educação (10,5%).
Na sequência da série temática proposta pela Folha, as chapas formadas por Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB) e Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) apresentam suas propostas para a área. As temáticas têm sido publicadas para que o eleitor tenha acesso aos planos de governo dos candidatos e possa absorver o máximo de informação possível antes de escolher quem deve ser a próxima dupla a conduzir o Município.
LEIA MAIS: Pesquisa mostra Jarbas com 46,4% e Giovane com 21,9% para prefeito de Venâncio
Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB)
• Os candidatos da coligação ‘Unidos por Todos’, Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), destacam que a segurança tem sido pauta importante da atua gestão. Prova disso, lembram eles, foi a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da qual foi feita a recuperação e instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade.
• Segundo o plano de governo da dupla, o cercamento eletrônico será estendido para as sedes dos distritos e áreas de maior circulação de pessoas. Está prevista a implantação do Programa Zona Segura, com instalação de cinco kits de câmeras de monitoramento.
• O cercamento eletrônico do município também contará com câmeras para controle de fluxo, circulação de veículos e pessoas. Os equipamentos servirão ainda como fonte de informação relacionada a demanda policial. Outra proposta é fazer uso da imagem compartilhada com as empresas, em convênio com a Caciva.
• Giovane Wickert e Celso Krämer têm como meta criar o Fundo Municipal de Segurança Pública, para viabilizar investimentos nos órgãos de segurança instituídos. Valores das multas de trânsito (5%) e das tarifas do estacionamento rotativo (2%) podem ser direcionados para estas ações. A construção da nova Delegacia de Polícia, ao lado do Fórum, é outra proposta dos candidatos.
Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB)
• De acordo com Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), candidatos da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’, Venâncio Aires vive um momento delicado na segurança pública, com aumento de casos de furto e violência, na cidade e no interior.
• Eles lembram que no plano de governo consta a criação de conselhos de segurança comunitários, como planejamentos locais, nos bairros e no interior. A iniciativa prevê a participação da sociedade; atuação conjunta, integrada e efetiva com as polícias Civil, Militar, Rodoviária e Federal; e ampliação do sistema de videomonitoramento nos pontos de maior insegurança e sedes dos distritos, além da contratação de policiais da reserva para a fiscalização 24 horas das câmeras.
• Também faz parte do planejamento a melhoria da iluminação pública nas ruas, avenidas, praças e parques, com o objetivo de inibir a criminalidade. Outra meta é a retomada das reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e sua ampliação, por meio de um comitê vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito.
• Jarbas da Rosa e Izaura Landim destacam que, além da representação das forças policiais, o comitê terá participação pública no desenvolvimento de ações preventivas nas áreas de assistência social, saúde, educação, esporte e cultura.