Gostaria de gritar ao mundo suas reclamações? A oportunidade chegou! O Colégio Estadual Poncho Verde de Mato Leitão abriu inscrições para pessoas de todas as idades participarem do Coro de Queixas, espaço onde todos poderão reclamar daquilo que bem quiserem e junto com os demais integrantes cantar em coro suas queixas.
O projeto entra em sua segunda fase -início em 2014- sendo iniciativa do músico Lucas Brolese que conseguiu captar recursos do Governo Federal, através do programa Mais Cultura. O trabalho, desenvolvido em vários países, alcançou grande destaque em 2011 quando em Teutônia, no Vale do Taquari, foi organizado o primeiro coral da América Latina. Brolese organizou esse grupo que depois realizou várias apresentações na região e Estado, inclusive na 8ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre.
Podem participar da iniciativa pessoas de todas as idades que tenham gosto pela música. Os ensaios estão previstos para quintas-feiras, a partir das 17h, no colégio. A diretora Vera Bohn cita que o músico buscará também integrantes entre os alunos
, como forma de incentivar a despertar o gosto pela música. O projeto é de livre adesão, ou seja, todas as pessoas com queixas e com vontade de cantar podem participar.
O Coro de Queixas foi criado em 2005 pelos artistas Tellervo Kalleinen, da Finlândia, e Oliver Kochta-Kalleinen, da Dinamarca. A ideia foi reclamar de tudo e, junto com outras pessoas, cantar em coros suas queixas. O coral tem por base ouvir a comunidade, que se queixa de várias coisas como dores, frustrações, da vida, etc. A partir da queixa é montada uma peça musical, que é interpretada pelos artistas locais, em especial pelos cantores do canto coral.