
No dia 4 de setembro, no auditório da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, lideranças da Região dos Vales participaram de lançamento da campanha Ponte dos Vales. O objetivo é buscar o máximo de apoio e viabilizar a construção de uma nova travessia sobre o rio Taquari, ligando o território estrelense a Cruzeiro do Sul, próximo à divisa com Lajeado. A logomarca e o slogan ‘A ponte que todos precisam para nunca mais parar’ foram apresentados e estão sendo divulgados em peças publicitárias, que incluem pré-projeto e vídeo da estrutura de 3,1 mil metros de extensão, orçada em R$ 280 milhões.
A campanha é encabeçada pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), que integra 21 associações do Vale do Taquari e Alto Taquari. Um dos proponentes, o empresário Nilton Scapin, diretor administrativo da Rhodoss Implementos Rodoviários, de Estrela, está otimista. Segundo ele, recursos existem no Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), mas é preciso agilizar o processo para acessá-los. Até 14 de agosto – última atualização no site da Secretaria Estadual de Reconstrução -, mais de R$ 4,5 bilhões estavam disponíveis para projetos e programas de resiliência e enfrentamento aos impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes das enchentes de 2023 e 2024. “Ou sai agora, ou nunca mais sai”, diz Scapin.
Conforme o empresário, o movimento praticamente começou quando o governador Eduardo Leite, em conservas com lideranças do Vale do Taquari, solicitou alternativas para as pontes existentes na BR-386, entre Lajeado e Estrela, colapsadas nas enchentes de 2023 e 2024. Na Região dos Vales, outras três pontes foram impactadas: a rodoferroviária Brochado da Rosa, entre Muçum e Roca Sales, e as estruturas entre Encantado e Roca Sales e entre Venâncio Aires e Bom Retiro do Sul, na RSC-287, que não foram abaladas diretamente, mas tiveram acessos interrompidos. “Entendemos que deve ter alternativa. Se der problema, de novo, teríamos que ter uma outra passagem”, comentou Leite na ocasião.
Em novembro de 2024, Scapin apresentou pré-projeto ao Governo do Estado. Segundo o empresário, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) contratou estudos e deu parecer positivo à viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra. A estrutura ligará a RS-130, acesso a Cruzeiro do Sul, à Transanta Rita (trecho da RS-129), em Estrela, encurtando caminho entre a RSC-453 e a BR-386, respectivamente. Dos 3,1 mil metros de extensão projetados, 1,2 mil metros é somente elevada, que terá altura de 36 metros e vigas com dois metros acima no nível verificado na enchente de 24.
Contra o tempo
Para que o projeto seja executado, é preciso correr contra o tempo. Segundo Nilto Scapin, a existência de um fundo possibilita a realização da demanda de mais de 50 anos. Ele acredita na aprovação do projeto pelo Governo do Estado, em função das interrupções ocorridas. E adianta que, futuramente, outras pontes serão necessárias, frente ao crescimento da Região dos Vales. “A gente está propondo sete”, calcula, entre as quais uma em paralelo às pontes da 386, entre Estrela e Lajeado, e outra na divisa de Estrela com Colinas. E cita, ainda, a duplicação da ponte da RSC-287, em Venâncio Aires, como um ganho na logística da região.
Scapin destaca a abrangência da campanha ‘Ponte dos Vales’. “A gente apresentou para os prefeitos, para todas as entidades constituídas da região, Conselho de Desenvolvimento, Amturvales, associações comerciais e industriais. Fiergs, Farsul, Fecomércio e Federasul também estão apoiando. Só que, agora, é derradeiro o prazo. Esse mês tem que ser decidido pelo governo estadual.”

Empresários à frente da campanha
O presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), Claus Humberto Wallauer, considera a Ponte dos Vales um propósito de manter conectados a Região dos Vales e o estado. Também será importante para o desenvolvimento dos municípios de Estrela e Cruzeiro do Sul, drasticamente atingidos pelas enchentes de 2023 e 2024. “A força associativa e o pensamento coletivo estão muito evidentes nas posições de todas as associações comerciais do Vale do Taquari”.
Na opinião da empresária e presidente da Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (Acics), Graziela Henz, a ponte é uma oportunidade para a região severamente atingida pelas enchentes. “Representa perspectivas de futuro para o desenvolvimento e possibilidade de mobilidade e logística alternativa.” Cruzeiro, no seu entendimento, será beneficiado pelo investimento, por servir de corredor econômico e frear o êxodo populacional que reflete diretamente na economia local.

- Confira, no vídeo do pré-projeto da Ponte dos Vales, o local exato da obra que ligará Cruzeiro do Sul a Estrela.