
E lá está ele, mais uma vez, se lambendo. Muitas vezes quando observamos nossos animais de estimação percebemos que eles se lambem repetidamente, o lambe lambe de patinhas ou aquele coça coça de orelha e pescoço. Mas, afinal, isso é normal?
Uma dúvida que existe para a maioria de tutores de animais de estimação, sejam eles gatos ou cachorros, é de que se essa ‘mania’ é mesmo normal. Conforme a médica veterinária, Ana Maria de Campos, esse é um sintoma que incomoda os proprietários, “e sem dúvida pode estar relacionado com algum distúrbio ou até mesmo dermatopatia”, afirma. Mas a verdade é que, eles se lambem ou mordem por uma variedade de razões, que vão desde alergias, tédio, até infestação de parasitas.
No caso de cachorro, a profissional explica que quando a coceira sai do controle, frequentemente é resultado de alergias a comida (alergia alimentar) ou agentes ambientais, incluindo, mofo e pólen. “Vale ressaltar que 15 a 20% da população de cães desenvolverá atopia em algum momento da vida”, explica Ana.
De acordo com a médica veterinária, os cães podem desenvolver, também, uma irritação na pele chamada de dermatite de contato, quando convivem com substâncias químicas, desinfetantes ou sabão.
No caso de tédio ou ansiedade, Ana explica que como os seres humanos podem roer as unhas ou enrolar os cabelos, os cães podem ter respostas físicas para distúrbios psicológicos. “O hábito de o cão ficar muito tempo sozinho pode deixá-lo triste e deprimido. Por isso, pode manifestar-se com coceiras, lambidas ou mordidas que podem causar danos graves”, enfatiza.
Mas, segundo ela, é preciso ter atenção: “Ao tentar determinar por que seu cão está lambendo ou mordendo excessivamente, considere a possibilidade de que algo esteja causando desconforto físico. Por exemplo, se você reparar que seu cão morde a pata repetidamente, ele pode ter um espinho ou um pedaço de pedra preso na pata.”
GATOSAssim como os cães se lambem, os gatos também devem receber atenção por isso. Para os felinos, esse processo de se lamber faz parte da sua natureza. Conforme o site ‘Cachorro Gato’, o gato se lambe em forma de banho, para retirar todo o tipo de odor do corpo. Mas, tudo que é em excesso requer cuidado.
No caso dos peludinhos, se lamber demais pode ser uma compulsão, causada quando ele está com algum problema psicológico. Isso pode ocorrer quando está sentindo falta de atenção e de carinho do dono. E para verificar ainda melhor essa situação, procure ver se ele se isola mais do que o habitual, se esconde embaixo da cama, dentro dos armários ou muda seu comportamento (ficando agressivo ou triste). Nessa situação, deve-se procurar ajuda de um profissional.