Portadores de deficiência ganham espaço em evento na Câmara

-

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi realizada nesta quinta-feira, 21, na Câmara de Vereadores. O encontro deste ano leva o tema “A implementação das deliberações das conferências estaduais dos direitos das pessoas com deficiência já realizadas no Rio Grande do Sul”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contou com dezenas de pessoas de toda a comunidade.

A vereadora e assistente social, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, que representou o prefeito Airton Artus, destacou que a conferência é sempre um grande passo para se romper barreiras e também de fundamental importância na difusão de ideias para melhorar cada vez mais a acessibilidade do deficiente e ainda investir na inclusão social. Ana ressaltou que o Município oferece cursos através do Pronatec, entre eles o de libras, possibilitando a inclusão no mercado de trabalho. Além disso, tem propostas para reformar as duas praças do centro, fiscalizar as calçadas irregulares e construir novas pavimentações nos bairros, proporcionando a consolidação desta política a favor dos portadores de deficiência.

[GALERIA_327]

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Giovane da Silveira, agradeceu à Administração Municipal pela realização do evento, que contou com painéis liderados por representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), CTA Continental e Alliance One. Entre os painelistas, destaque para o grupo de coordenadores e servidores do departamento de Recursos Humanos da Alliance One, Adriana Eliza Noll, Vilson Peiter e ângelo Reck e também para a presidente da Apae do Município, Maribel Trindade e coordenadora do departamento de RH da Alliance Continental, Leila Wünsch. Ambos mostraram ações envolvendo os portadores de deficiência e o suporte que as empresas realizam em prol desta classe.

A PROGRAMAÇÃO do encontro foi aberta com a apresentação de cases de empresas privadas que realizam trabalhos especiais com funcionários portadores de deficiência, numa parceria entre as empresas e poder público municipal. Na parte final, a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Deizimara Souza, comandou a discussão com o público sobre as demandas dos portadores de deficiência dentro de seis eixos temáticos: inclusão social, educação, saúde, trabalho, comunicação e turismo, esporte e lazer.

As demandas levantadas em cada um dos eixos temáticos, dentro da realidade de Venâncio Aires, serão levadas por um grupo de delegados a serem escolhidos no evento. Estes representarão o município na Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcada para setembro, em Santa Cruz do Sul. A conferência municipal acontece de dois em dois anos com o objetivo de apontar as demandas para promover condições de igualdade aos deficientes.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido