Na manhã de sexta-feira, 18, foram apresentados os conselheiros tutelares do município para 2016. O ato antecedeu a posse oficial agendado para o dia 10 de janeiro. Eles foram eleitos através do voto da população e terão mandato de quatro anos, com chance de reeleição.
Maria Roseli Henz, Olívio José Heinen, Aline Machado da Silva, Maria Izonete Bertram e Jane Jovita Canova e seus suplentes foram apresentados e tiveram a oportunidade de falar sobre a expectativa de trabalho junto ao Conselho. Experiente em atendimentos sociais, Jane Canova ressaltou o novo desafio mesmo estando aposentada. “Com amor, dedicação e o comprometimento em grupo, certamente vamos desenvolver um grande trabalho”. Para Olívio, ser conselheiro tutelar é como ser um pastoral de família. Aline sustentou que o Conselho tem um papel fundamental junto à sociedade. As conselheiras Ivonete e Maria Roseli destacaram o trabalho já realizado e esperam cada vez mais contribuir para melhorar os atendimentos, promovendo um final feliz aos casos acolhidos.
A secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio Aires, Claidir Kerkhoff Trindade, falou sobre a responsabilidade de atuar junto à fiscalização de entidades que trabalham com a infância. Já a vereadora e assistente social Ana Cláudia do Amaral Teixeira disse que o povo soube eleger profissionais altamente qualificados para enfrentar grandes desafios.
A carga de trabalho de um conselheiro tutelar é de 40 horas semanais, além de plantões em escalas nos fins de semana. Os profissionais zelam pelos direitos de crianças e adolescentes e atuam tanto em situações de direitos ameaçados ou violados, como na fiscalização de entidades que trabalham com as crianças.