Com informações de Rui Borgmann / AI Prefeitura .

Foto: Ronald Artus / Prefeitura .

O posto de saúde de Vila Mariante passa a ter a presença diária de médico para atendimento à população a partir de segunda-feira, 5. As consultas serão feitas pelo médico comunitário Adilson Jair Bellan. Este foi um pedido da comunidade através de um abaixo-assinado com cerca de 300 assinaturas da comunidade solicitando aumento no atendimento. Anteriormente, a população do 2° distrito era beneficiada com serviço médico duas a três vezes por semana.

Segundo o secretário de Saúde, Celso Artus, o atendimento diário antecede a abertura do novo posto de saúde do tipo Equipe de Saúde da Família (ESF), localizada na Avenida Beira-Rio. A nova unidade de saúde está em fase de conclusão e será inaugurada ainda neste ano, juntamente com uma academia de saúde.

A nova ESF será composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um cirurgião dentista por 40 horas e um auxiliar de consultório dentário. As equipes de saúde da família propõem um atendimento integral às famílias na sua área de abrangência, ampliando o acesso à prevenção de doenças. Entre as ações básicas de saúde estão consultas médicas, de enfermagem, acompanhamento prioritário a gestantes, crianças, idosos, pacientes hipertensos e diabéticos.

A unidade de Vila Mariante vai contar ainda com o Programa Saúde da Família, que através de sua equipe e dos agentes comunitários realizam visitas domiciliares e orientam as famílias, evitando o deslocamento desnecessário às unidades de saúde. “Juntos aos agentes procuram as melhores soluções que possam determinar os problemas de saúde, antes que eles se instalem de modo mais grave”, ressaltou a secretária adjunta de saúde, Rosane da Rosa.

Assim que o novo posto do 2° distrito for inaugurado, a estrutura do atual posto de saúde será destinada à capatazia de Mariante. O prefeito Airton Artus destacou que a articulação para que isso acontecesse vem sendo feita desde o primeiro semestre deste ano pelas secretarias municipais da Saúde e da Infraestrutura e Serviços Públicos.