Além de atender a comunidade do bairro, a Unidade de Saúde (UBS) do Gressler é referência em atendimentos de gastroenterologia e pequenas cirurgias para os venâncio-airenses e, também, Vale Verde, Mato Leitão e Passo do Sobrado. Conforme levantamento referente ao mês de agosto, foram contabilizados 3.794 atendimentos na unidade.
O número abrange consultas médicas, odontológicas e com enfermeira, além de procedimentos ambulatoriais – que incluem a aplicação de vacinas – e odontológicos. A equipe é formada por quatro médicos clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem, um gastroenterologista, um cirurgião, um pediatra, um auxiliar de higienização e um auxiliar administrativo.
Segundo a coordenadora, enfermeira Izaura Landim, moradores de diversos bairros do município e do interior frequentam o posto, que é um dos estabelecimentos de saúde mais antigos de Venâncio Aires. “Mais do que atendimentos clínicos, aqui nosso forte é o acolhimento à comunidade”, afirma.
Izaura explica que os atendimentos são feitos por livre demanda e com agendamento prévio. Ela também destaca o trabalho individualizado que é feito com cada paciente. Ao invés de grupos, se trabalha com cada um conforme a necessidade e orientação necessária.
O trabalho é valorizado por pacientes como Noeli Buboltz, 59 anos. Ela foi até o posto pela primeira vez nesta semana em virtude de uma dor que sente na nuca e conversou com a enfermeira. “Ela já me encaminhou para consulta, foi bem rápido”, conta. Noeli elogia a eficiência e atenção dos profissionais. “O atendimento é muito bom”.
DIVAS DO SUS
Izaura afirma que o antigo grupo de saúde da unidade, hoje transformado nas ‘Divas do SUS’, mostra o poder transformador da atividade física aliada ao suporte das integrantes. As participantes tiveram uma melhora muito significativa após o início do contato com a educadora física Eliane Turcatto, que coordena o grupo nos encontros semanais. “É visível o quanto a atividade física fez bem a elas, estão mais dispostas e dão apoio umas às outras”, afirma.
Os encontros são realizados na academia ao ar livre que fica nos fundos do local dos atendimentos. O posto de saúde também vai passar a sediar em breve as oficinas de reciclagem promovidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II).
Atenção especial à saúde da mulher
Izaura ressalta que, entre os atendimentos feitos na unidade, se dá uma grande atenção à saúde da mulher. O posto de saúde do Gressler é a unidade que mais realiza o pré-câncer, no município. “Aqui não temos o atendimento com ginecologista, mas encaminhamos para outros locais quando é necessário”, explica. A média é de 100 coletas de pré-câncer por mês, na unidade.
“Quem procura o posto não sai sem uma resposta para os questionamentos. Se não conseguimos resolver o problema imediatamente, fazemos o encaminhamento.”
IZAURA LANDIM
Coordenadora do Posto de Saúde do Gressler
Atendimentos
– 3.794 é o número total de atendimentos no mês de agosto
– 158 consultas odontológicas
– 394 procedimentos odontológicos
– 298 consultas especializadas
– 775 consultas básicas
– 115 consultas com enfermagem
– 2.054 procedimentos ambulatoriais – coleta citopatológicas, testes rápidos, testes de gravidez, curativos, aferição de pressão arterial, glicemia e retirada de pontos.
História
O posto de saúde do Gressler foi criado em 1986 para oferecer atendimento médico, odontológico e ambulatorial para a região da cidade. De 1987 a 1992 ,a população ia até a Escola Wolfram Metzler, onde recebia as fichas para atendimento em consultório. No dia 21 de março de 1992, foram inauguradas as instalações no atual prédio.